25.8 C
Campo Grande

Fundação lança documentário sobre projeto Arara Azul no Facebook

- Publicidade -

06/06/2013 09h16

Vídeo, que vai ao ar no Dia Mundial do Meio Ambiente, exibe ações de preservação do Instituto Arara Azul, no Pantanal Sul Mato-Grossense

Para comemorar o Dia do Meio Ambiente, celebrado mundialmente em 05 de junho, a Fundação Toyota do Brasil irá lançar um vídeo institucional na página da Toyota no Facebook (www.facebook.com/toyotadobrasil) destacando a trajetória de mais de 20 anos do projeto Arara Azul. A ação realizada no Pantanal Sul Mato-Grossense é patrocinada pela montadora desde o início, na década de 1990 e, mais recentemente, pela Fundação Toyota do Brasil. No total, são monitoradas aproximadamente três mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras, onde também é realizado o manejo de refúgios naturais e instalação de abrigos artificiais, garantindo maior efetividade na reprodução.

Além dessas atividades, diversos estudos são desenvolvidos na área de biologia básica, reprodução, comportamento, requerimento de habitat, manejo e educação ambiental para a conservação da espécie, que durante duas décadas foi considerada pela União Internacional para a Conservação da Natureza em risco de extinção eminente.

Em 1990, pesquisadores contabilizavam somente 1.500 araras-azuis no Brasil, número que saltou para cinco mil indivíduos no Pantanal, após atuação do projeto na região. Atualmente, especialistas registram cerca de seis mil aves em toda a região da América do Sul, incluindo Pantanal Boliviano e Paraguaio.

“A Fundação Toyota do Brasil é um importante parceiro e já viabilizou a instalação de 250 ninhos artificiais, além de garantir o monitoramento mais de 400 pontos de reprodução. Este suporte é fundamental na luta pela preservação da espécie, que já esteve na lista de animais ameaçados de extinção e hoje, graças às ações do projeto, não corre mais risco no Pantanal e apresenta constante aumento da população”, explica Neiva Guedes, bióloga, professora do Curso de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp e idealizadora do projeto.

Como parte do plano para tornar o Instituto Arara Azul sustentável, a Fundação Toyota do Brasil está oferecendo todo o suporte para a construção do Centro de Sustentabilidade em Campo Grande (MS), que deve ser lançado ainda no segundo semestre de 2013. O local servirá de base para o projeto e permitirá a execução de atividades que garantam a sustentabilidade das ações, além de possuir acomodações para receber estudantes e cientistas nacionais e internacionais, interessados em estágio e treinamento.

Com o objetivo de ampliar as ações de conservação na região, a Fundação Toyota do Brasil também apoia o Instituto SOS Pantanal, que mapeou boas práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia e tem a missão de promover o diálogo voltado para um Pantanal sustentável.

Além do Facebook, o vídeo pode ser acessado no site da Fundação Toyota do Brasil pelo endereço: http://www.fundacaotoyotadobrasil.org.br/videos/ .

Ações socioambientais

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável e a formação de cidadãos, a Fundação Toyota do Brasil apoia uma série de projetos, que estimulam o uso consciente de recursos naturais, a preservação do meio ambiente, a cultura , entre outros.

No Nordeste, o Toyota APA Costa dos Corais visa à conservação dos recifes de corais, proteção das áreas de manguezais e a preservação do habitat e dos ecossistemas associados ao peixe-boi-marinho – mamífero aquático mais ameaçado do Brasil.

Já as cidades que abrigam unidades fabris da montadora, recebem diversos projetos que envolvem a comunidade. O Toyota Trilhas Culturais é uma dessas atividades que potencializa manifestações culturais, estimulando a produção cultural local e conscientizando crianças e adultos sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Envolvendo escolas e funcionários públicos, o projeto Ambientação utiliza a metodologia TBP (Toyota Business Practice) para disseminar práticas sustentáveis realizadas na Toyota. O objetivo é desenvolver e implantar projetos que promovam o consumo consciente de recursos naturais (água e energia elétrica) e o gerenciamento de resíduos dentro das escolas, na comunidade e em entidades locais.

Assessoria de Imprensa da Fundação Toyota do Brasil

Fundação lança documentário sobre projeto Arara Azul no Facebook

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-