23.8 C
Campo Grande

Professora que venceu o câncer destaca importância do diagnóstico precoce

- Publicidade -

26/10/2021 20h12

A professora Marluci Brasil de Castro, que venceu um câncer de mama, utilizou a Tribuna, na sessão desta terça-feira (26), e destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O convite foi feito pelo vereador Dr. Victor Rocha, médico mastologista que tem desenvolvido uma série de ações durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer.

“Eu sou uma sobrevivente, posso dizer isso com todas as letras. Quem tem câncer, tem duas opções: ou você tem o câncer, ou o câncer tem você. Eu decidi que eu tinha o câncer, ele não me tinha. Por isso, é tão importante a prevenção. Por isso, é tão importante o diagnóstico precoce da doença, a investigação. Por isso é importante a presença da família, dos amigos, da área médica”, disse.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres. A incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia.

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, sendo a mais frequente em quase todas regiões brasileiras. Em 2019, a taxa de mortalidade pela doença, ajustada pela população mundial, foi 14,23 óbitos/100.000 mulheres.

“O que se passa na cabeça de um condenado a morte? O que se passa na cabeça de uma mulher que está sendo arrancada de si, a dignidade de ser mulher? O que se passa na cabeça de uma pessoa que recebe o diagnóstico de câncer? Não passa o medo da morte. O que passa na nossa cabeça é o tempo que ainda teremos de vida, o que podemos fazer daquilo que ainda não foi feito, e o que podemos refazer daquilo que já foi feito”, finalizou a professora.

Jeozadaque Garcia – Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal



Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-