18.8 C
Campo Grande

Saúde realiza ação de prevenção ao câncer bucal no próximo sábado

- Publicidade -

No próximo sábado (20), das 7h às 11h, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da coordenação de saúde bucal e Centro de Especialidades Odontológica realizará uma ação de prevenção ao câncer bucal na Praça Ramez Tebet, em Três Lagoas.

Na ocasião, haverá uma tenda com aparatologia para exame e a participação de profissionais da saúde bucal capacitados para o exame visual de possíveis lesões.  Também serão distribuídos ao público materiais informativos sobre o tema, prevenção e autoexame.

Os profissionais também estarão tirando dúvidas sobre a doença e pessoas de qualquer idade podem participar e fazer o autoexame. Contudo, o foco da campanha são adultos acima dos 40 anos, por ser a partir desta faixa etária a mais significativa para a incidência e prevalência desta patologia, conforme dados emitidos pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer).

É importante salientar que atualmente o câncer bucal está entre os 10 tipos de câncer que mais atinge a população, especialmente em Mato Grosso do Sul.

Estas patologias ainda estão vinculadas a hábitos, especialmente no uso de tabaco (cigarro), álcool, exposição à radiação solar, alimentos e bebidas quentes, doenças oportunistas, imunidade baixa, carência nutricional, certos tipos de vírus e bactérias, uso de próteses e outros artefatos (piercing, aparelhos bucais), dentes quebrados, má higiene, entre outros.

Com informações da Assessoria de Imprensa da PMTL

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-