22.8 C
Campo Grande

Novembro Diabetes Azul alerta para prevenção e cuidados com a doença

- Publicidade -

Novembro Diabetes Azul

Os casos de diabetes mellitus tipo 2 (DM 20) têm aumentado no mundo à medida que avança a urbanização. Comportamentos como o sedentarismo e hábitos alimentares menos saudáveis, aliados ao envelhecimento da população, têm contribuído para o aumento de casos e complicações da doença. O Atlas da Diabetes 2021 aponta que 74 milhões de pessoas, com idade entre 20 e 79 anos, em todo o mundo adquiriram a doença entre 2019 e 2021. Neste ritmo, serão 784 milhões de diabéticos até 2045.

O Atlas é divulgado a cada dois anos pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). Segundo o documento, o avanço da doença já é maior que o crescimento populacional. Durante o mês de novembro é celebrada a campanha Novembro Diabetes Azul, uma ação mundial em prol da conscientização sobre o Diabetes e os números acendem o alerta para os cuidados com esta enfermidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 23% dos pacientes diagnosticados com a doença no Brasil não realizam nenhum tratamento.

O endocrinologista e consultor médico do Grupo Sabin, Dr. Juliano Zakir explica que trata-se de uma doença crônica com, na sua grande maioria, dois tipos e que afeta a maneira como o corpo utiliza a glicose contida nos alimentos, levando a um quadro de hiperglicemia, ou excesso de açúcar.

Hábitos saudáveis podem prevenir a doença

“A diabetes tipo 1 é caracterizada por uma disfunção no sistema imunológico que ataca equivocadamente as células que produzem a insulina, hormônio metabolizador do açúcar. Como resultado, há deficiência na produção de insulina e a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Já o tipo 2, que pode ser evitado, é responsável por quase 90% dos casos e aparece quando a insulina produzida pelo pâncreas não desempenha adequadamente sua ação e, por isso, leva ao consequentemente a situação de elevação de glicose no sangue”, afirma.

Alimentação saudável e atividade física regular podem servir como uma forma efetiva de prevenção contra a doença. Nos casos de pessoas do grupo de risco para a diabetes (pessoas com idade acima de 45 anos, ou mais jovens que tenham fatores suscetíveis à doença, como obesidade, hipertensão arterial, alteração do colesterol, ovários policísticos e histórico familiar da doença), o acompanhamento médico e a realização de exames periódicos são fundamentais.

Tratamento para evitar complicações

Segundo Dr. Juliano, o controle adequado do diabetes, seja qual tipo for, é fundamental para minimizar as complicações da doença em seus portadores. “Os indivíduos com diabetes mal controlado e não adequadamente tratados podem desenvolver mais complicações, como infartos do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, cegueira, insuficiência renal e até amputações”, conclui.

O tratamento do diabetes envolve a mudança de comportamento alimentar, bem como a realização de exercícios físicos periodicamente para auxiliar o corpo a manter os níveis de açúcar adequados no sangue. Uma dieta balanceada, restringindo alimentos gordurosos e dando preferência ao consumo de frutas e verduras também é fundamental.

Alguns pacientes podem necessitar de medicamentos, que aumentam a produção de insulina pelo pâncreas, melhoram a sensibilidade do organismo à insulina, ou diminuem a produção de glicose pelo corpo ou sua absorção e até mesmo fazer a reposição de insulina, nos casos onde a produção deste hormônio já não é mais suficiente. A escolha do medicamento adequado é realizada com o médico e depende do quadro do paciente. Outro ponto importante para o controle da doença é realizar regularmente a aferição do nível de glicose no organismo, seja com aparelhos que utilizam uma gota de sangue na ponta do dedo, ou por monitorização contínua de glicose.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-