23.8 C
Campo Grande

Drive-thru de testes Covid-19 em Dourados será reaberto devido novo surto de Covid-19

- Publicidade -

Diante do novo surto de Covid-19, o Governo de Mato Grosso Do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, vai reabrir o drive-thru de testagem na cidade de Dourados. A medida emergencial visa ajudar a Prefeitura na oferta de testes para a população em geral. 

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a equipe técnica da secretaria já deu início aos trabalhos e o serviço voltará a funcionar no Corpo de Bombeiros. O momento é de levantar, junto aos parceiros, as necessidades para a reativação.

De acordo com o coronel Marcello Fraiha, assessor militar da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a estratégia de testagem rápida, por meio do drive-thru, foi criada em abril de 2020 diante do crescimento da Covid-19 no Estado. Em 2021, devido ao decréscimo da doença, os serviços foram desativados em Dourados, Três Lagoas e Campo Grande. Em 2022, devido ao novo surto da doença o Governo do Estado, juntamente com a Cassems e prefeituras municipais, reativará os serviços.

Segundo ele, a população poderá agendar de forma online no site da SES, escolhendo o dia e horário para o teste rápido. O resultado será emitido no mesmo dia. Além das reativações, será reforçado o drive-thru de Corumbá.

Em todo o Estado, a medida também visa intensificar a campanha de conscientização sobre a importância da vacinação para vencer a pandemia. Também haverá entregas semanais de novos testes aos municípios, desde que as prefeituras prestem contas semanais de utilização no mínimo de 60% destes testes, reabram a logística de aplicação desses exames e reforcem suas equipes de recursos humanos.

De acordo com o secretário Geraldo Resende o combate às síndromes gripais está sendo reforçado. “95% das internações no Brasil ou óbitos são de pessoas que não se vacinaram. A vacinação é essencial para que possamos vencer a doença”, destaca, observando que para quem se vacinou os sintomas da Covi-19 são mais leves.

Óbitos

Os óbitos ocorridos no Estado são, na maioria, de pessoas não vacinadas. A média de mortes da última semana está em 1,7 e a letalidade em 2,5%. Desde o início da pandemia no Estado, 9.743 sul-mato-grossenses morreram por complicações da doença.  A taxa de ocupação de leitos SUS UTI por macrorregião é de 88% em Corumbá, 62% em Dourados, 51% em Campo Grande e 48% em Três Lagoas.  Entre os casos ativos em Mato Grosso do Sul, 59 são pacientes internados em leitos clínicos (37) e de UTI (22). Existem 567 casos aguardando encerramento pelos municípios.

Com informações de Valéria Araujo, Segov

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-