21.8 C
Campo Grande

Onda de calor chega a MS e temperaturas podem passar dos 40°C

- Publicidade -

Neste final de semana a onda de calor que vem atuando no Rio Grande do Sul (RS) se espalha para outras regiões do País, e deve elevar as temperaturas em algumas áreas de Mato Grosso do Sul. 

A coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, Valesca Fernandes, descreve os sistemas que irão influenciar e explica quais serão as regiões mais afetadas pela onda de calor. 

“Pelo menos até  a próxima quarta-feira (dia 19), as temperaturas estarão em elevação no Estado devido a atuação de uma massa de ar seco e quente (bloqueio atmosférico), que já vinha atuando na região Sul do Brasil, na Argentina e também no Uruguai. Em MS, as temperaturas poderão atingir valores acima de 40ºC nas regiões pantaneira, sudoeste e porção sul da região leste”. Nas demais áreas do Estado, a tendência é que as temperaturas máximas fiquem entre 34°C a 36°C. 

Onda de calor chega a MS e temperaturas podem passar dos 40°C

As condições climáticas tanto de sábado (15) quanto de domingo (16), são de tempo firme, com predomínio de sol e variação de nebulosidade devido a atuação do anticiclone em médios níveis, que irão favorecer o tempo seco e quente. 

Diante do cenário de bastante calor e baixos níveis de umidade, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil recomenda alguns cuidados à população, como aumento na ingestão de líquidos, evitar exposição ao sol e desgaste físico nas horas mais secas do dia, umidificar ambientes, usar protetor solar e redobrar atenção com os mais vulneráveis.  

Outra recomendação importante é com relação às queimadas.  “Para o risco de incêndios florestais: não utilize fogo para limpeza de vegetação. E em caso de incêndios florestais acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193”, orienta o coordenador da Defesa Civil, Cel Fábio Catarinelli. 

Alertas SMS

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul conta com serviço de SMS que faz alertas para o cidadão cadastrado. O serviço oferecido gratuitamente é uma ferramenta importante pois os alertas vêm com orientações. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. 

A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada. 

Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.

Com informações de Mireli Obando, Subcom

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-