21.8 C
Campo Grande

Obras de reparo e manutenção do Marco devem ser concluídas na semana que vem

- Publicidade -

A obra de reparo e manutenção no Marco (Museu de Arte Contemporânea) chega a fase final e deve ser concluída na próxima semana. Ela teve um investimento de R$ 130 mil, dentro do programa “Retomada MS”, que propôs reformas em pontos culturais importantes do Estado.

“No Marco o foco foi fazer os reparos na cobertura, que tinham sido danificados em função das chuvas, assim como pintura. Acreditamos que na próxima semana vamos finalizar a obra e o local estará apto a voltar ao funcionamento”, explicou a arquiteta Cláudia La Picirelli de Arruda, responsável pelas obras no setor cultural.

A coordenadora do Marco, Lúcia Monte Serrat, ressaltou que com a obra concluída, a coordenação fará a avaliação e definição do cronograma para o retorno das atividades e reabertura ao público. Entre as primeiras ações está a retomada do edital de 2020, que já teve a seleção dos artistas que vão expor suas obras no local.

“Assim que a obra finalizar, vamos começar a fazer este planejamento de retorno do acesso ao público. A expectativa é muito positiva, para colocarmos vários projetos em prática, entre eles retomar este edital de 2020 que não ocorreu devido a pandemia”, explicou ela.

Obra em andamento

Já a obra de revitalização na Casa do Artesão segue em pleno vapor e está na fase de demolição, para depois seguir as atividades de ampliação do espaço e restauração. “Começamos em novembro do ano passado e o prazo é de 12 meses”, explicou a arquiteta Cláudia La Picirelli.

O local recebe o investimento de R$ 2,2 milhões para dispor desta reforma geral. A Casa do Artesão é um dos principais pontos turísticos do Estado e um ponto importante para valorização da atividade cultural, assim como da própria história de Mato Grosso do Sul.

O espaço vai contar com reforma geral para tornar o local mais acessível e agradável para receber os turistas e população. Será respeitado o projeto original do prédio. O local vai dispor da readequação dos espaços aos visitantes, e uma série de atividades previstas na sua parte interna aos funcionários. O projeto ainda conta com a instalação de um elevador de acessibilidade, assim como requalificação das calçadas.

Enquanto o espaço estiver em reforma, a Casa do Artesão realiza suas atividades na Morada dos Baís. “Enquanto a reforma não fica pronta, temos um bom espaço aqui, inclusive houve boa movimentação de turistas e clientes em dezembro e janeiro, com bom fluxo”, destacou a coordenadora da Casa, Eliane Torres.

Ela ponderou que a expectativa é grande para o novo espaço. “Temos certeza que a reforma vai melhor o ambiente para os funcionários, artesãos e população, que vai contar com um local mais adequado e agradável”.

Com informações de Leonardo Rocha, Subcom

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-