23.8 C
Campo Grande

Akira formaliza adesão de Bataguassu ao Programa Cidade Empreendedora

- Publicidade -

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira, dia 9 de maio, em Campo Grande, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB)  formalizou a parceria com o Sebrae/MS para a execução do Cidade Empreendedora – programa que visa transformar a economia e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

Bataguassu é um dos 11 novos municípios que firmaram parceria junto ao Sebrae – MS nesse novo ciclo, sendo a segunda vez que o município faz parte do programa.

Para Akira, fica a certeza de que a atuação em parceria com o Sebrae/MS  trará geração de renda, emprego e fortalecimento econômico do município. “Temos boas perspectivas com a adesão nesse plano de ação que vai ajudar no processo de fortalecimento da capacidade do município, principalmente, porque temos uma grande confiabilidade no trabalho do Sebrae/MS. Nós precisamos de parceiros para levar desenvolvimento para a cidade”, pontuou.

Durante o evento, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, enfatizou a relevância do trabalho desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com as entidades do Sistema S e setor produtivo.

“Cada vez mais, o Sebrae tem avançado com trabalhos nos municípios, fazendo a diferença para a retomada da nossa economia. Essa atuação com as pequenas e médias empresas é feita em parceria com o Sistema S, que compõem a base, inclusive, do nosso Conselho do Sebrae. Hoje, temos agentes em todo o Estado dando suporte para as pequenas empresas e a grande maioria desse apoio é oferecido de forma gratuita ou em parceria com as prefeituras, como é o caso do programa Cidade Empreendedora”, disse Longen.

Com a adesão ao Cidade Empreendedora, Bataguassu passa a compor o terceiro ciclo do programa e será acompanhado pelo Sebrae/MS durante 18 meses. O trabalho é desenvolvido a partir do eixo “Cidade de Negócios”, uma estratégia voltada para alavancar o município por meio do empreendedorismo.

Outros dez municípios também fazem parte do terceiro ciclo do Cidade Empreendedora – Água Clara, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.

“Em cada município, trabalhamos em parceria com a Prefeitura e lideranças locais como Associação Comercial e Sindicato Rural, para que juntos possamos promover o desenvolvimento. O Cidade Empreendedora atua para melhorar o ambiente de negócios de cada cidade, desburocratizar os processos, e, principalmente, para dar apoio aos empreendedores. Queremos que o empresário se fortaleça para que ele consiga melhorar o seu negócio, gerar emprego, renda, e, dessa maneira, alavancar o desenvolvimento”, ressaltou o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Dentre as iniciativas promovidas pelo Cidade Empreendedora estão a desburocratização dos processos para a abertura e alterações de empresas; incentivos às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias ou criação da Sala do Empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Estiveram acompanhando o prefeito Akira durante a solenidade de assinatura do termo de adesão, o secretário municipal de Administração, Rafael Muchon; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Urbano e Rural (SEMDUR), Mário Miguel, e o técnico agrícola da SEMDUR, Alessandro Firmino de Souza.

Cidade Empreendedora em Bataguassu

A cerimônia de assinatura da adesão do Programa Cidade Empreendedora veio como uma formalização da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/MS, já que em Bataguassu a execução do programa neste ciclo teve início no dia 18 de abril com a ação “Sebrae na sua Empresa”.

Por meio da iniciativa, agentes do Sebrae/MS percorreram pequenos negócios do município para identificar as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções. Mais do que levar orientação aos empresários, a visita dos agentes também teve a função de mapear a necessidade dos pequenos negócios. O levantamento embasará novas ações voltadas para atender esse público.

Entre os dias 25 e 28 de abril também foi realizada no município, a pesquisa socioeconômica. O levantamento teve como objetivo identificar a opinião de quem mora no município sobre aspectos econômicos, sociais e de infraestrutura da cidade. Os dados coletados irão nortear a construção de um plano de ação que será desenvolvido pelo Sebrae em conjunto com a Prefeitura Municipal.

SERVIÇO

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas através do site https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/ ou por meio do número 0800 570 0800.

Em Bataguassu, informações também na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Urbano e Rural localizada na rua Rio Brilhante, 405, centro, próximo aos Correios ou pelo telefone (67) 3541-1010.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bataguassu

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-