23.8 C
Campo Grande

Capital realiza 5ª Festa do queijo de Rochedinho no próximo sábado

- Publicidade -

Após um intervalo de dois anos devido a pandemia da Covid-19, o distrito de Rochedinho volta a sediar a sua já tradicional Festa do Queijo. O evento está marcado para este sábado (14), a partir das 16h, e é uma realização da Prefeitura de Campo Grande – por meio das secretarias municipais de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro)  e de Cultura e Turismo (Sectur)– e da Subprefeitura de Rochedinho.

O ponto forte da festa é a gastronomia. Quem for até o distrito vizinho poderá aproveitar várias opções da culinária que têm o queijo como ingrediente principal. Serão montadas diversas barracas na rua principal de Rochedinho e uma praça da alimentação, onde os participantes também
poderão curtir atrações culturais.

A festividade vinha acontecendo desde 2016, quando foi idealizado como forma de estabelecer uma identidade para a região semelhante a outras cidades do interior do Estado, como Maracaju, com a produção da linguiça artesanal, ou São Gabriel do Oeste e a festa do Leitão no Rolete. Contudo,
a pandemia da covid-19 impossibilitou a sua realização entre 2020 e 2021.

Agora, já sem as medidas de isolamento e com casos de contaminação pelo coronavírus controlados, a feira retorna com expectativa de superar o público da última edição, quando se estimou que quase 5 mil pessoas passaram por Rochedinho.

Para ajudar nessa meta audaciosa, a organização garantiu muito sertanejo e chamamé aos moradores do distrito e visitantes, com shows de Os Filhos de Campo Grande, Max e Gabriel, Laço de Ouro e do grupo Canto da Terra. Haverá ainda diversão para as crianças, com brinquedos infláveis, pinturas faciais e apresentações de equilibristas em pernas de pau.

Além disso, esse ano a Festa terá mais uma novidade, a Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat) vai participar do evento, levando emissão de carteira de trabalho digital, cadastro no Sine e consulta por vagas de emprego. O Grupo Pereira também estará no evento fazendo pré-seleção de candidatos.

Capital realiza 5ª Festa do queijo de Rochedinho no próximo sábado

“Nossa expectativa é que a Festa do Queijo seja o incentivo maior para que os produtores de leite e derivados fortaleçam a economia do Distrito e, por extensão, de Campo Grande. A cada ano esse tradicional evento tem atraído número maior de público, criando oportunidades para geração de
emprego e renda, além de incentivar o fomento ao turismo na região. Será, sem dúvida, uma grande festa”, destaca Adelaido Vila, secretário da Sidagro.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, ressalta a importância de retomar a festa. “Além do impacto econômico muito positivo para os produtores de laticínios de Rochedinho e do fomento ao turismo, esse evento é, acima de tudo, um presente para os moradores do distrito, para que possam ter opções de lazer e entretenimento sem precisar se deslocar. O desejo dessa gestão é que a festa cresça e se consolide cada vez mais, para que o sul-mato-grossense se lembre de maio como o ‘mês do queijo’”.

Preparando os produtores
Todos os empresários do setor leiteiro de Rochedinho foram convidados pela Sidagro para participar da festa. Eles aceitaram o convite deverão expor e comercializar seus produtos durante o evento.

“Além desses produtores já legalizados, que possuem a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), existem outros cinco produtores de leite no distrito que ainda carecem de orientação técnica para também receberem a certificação”, informa o agrônomo João Duarte,
superintendente do Agronegócio da Sidagro. Duarte destaca também que esses produtores receberão, após a realização da festa, orientação técnica para que sejam formalizados o mais rápido possível e possam se preparar para a 6ª edição, no ano que vem.

A Sidagro formalizou também os 27 pequenos comerciantes que farão a venda de alimentos durante a festa, ministrando curso de Higiene e Manipulação de Alimentos, instrumento necessário para realizar esse tipo de comercialização em nosso município.

Pedalando até a festa

O “Pedal do Queijo” é uma iniciativa da secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), em parceria com o Instituto EMANUELLE -Movimento BIKE VIVA, operacionalizado pela Associação Esportiva FIREBIKERS TEAM, com apoio da Universidade Católica DOM BOSCO- UCDB.

Será um pedal passeio com concentração no estacionamento do Hospital Veterinário da UCDB (https://goo.gl/maps/YBqLHPBGpAFhhEbM9) no dia 14 de maio as 15h.

O percurso será até Rochedinho, onde estará acontecendo a tradicional Festa do Queijo, com shows especiais e barracas de alimentos diversos e, claro, queijo e seus derivados. Teremos um espaço para estacionamento das bikes com segurança na quadra da escola.

O diferencial deste ano será que aos familiares poderiam acompanhar todo o trajeto a bordo do  CITY TOUR DescubraCG.

Quem tiver interesse em participar é só preencher o formulário do link: https://form.jotform.com/depaulabm/pedal-do-queijo-2022

Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Grande

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-