20.8 C
Campo Grande

Turma da Ação encanta alunos da Capital com peça teatral

- Publicidade -

As escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande recebem durante toda a semana, a peça teatral “O Banquete do Gigante”, da Turma da Ação, de São Paulo (SP). A retomada dos projetos, entre eles as apresentações culturais, neste período de pós-pandemia e com o retorno 100% presencial das aulas da REME desde o dia 3 de março, proporciona momentos de descontração e aprendizado.

O projeto tem como objetivo estimular a comunidade escolar e alunos a retomarem as atividades pedagógicas e a rotina escolar, de forma lúdica, valorizando a cultura, por meio das artes cênicas.

A apresentação de terça-feira (10) foi na E.M. Professor Arlindo Lima, que fica no Centro, e para os alunos as descobertas foram muitas.  O aluno Marcelo Santos, do 5º ano, destacou que:  “Aprendi sobre alimentação saudável, como evitar doenças e ter boa saúde”, disse ele. 

“Achei muito legal, a gente deve comer comidas calóricas só nos finais de semana e com moderação”, aprendeu Laura Oliveira, também do 5º ano. “É importante ter uma boa alimentação, comida saudável e alimentação equilibrada”, afirmou Giovana Souza, do 3º ano.

O espetáculo busca despertar nas crianças a cultura pelo prazer e o gosto pelo teatro, por meio de uma concepção cênica interativa, baseada nos cartoons e outro recursos lúdicos, que focam na consolidação de valores como cidadania, respeito, liberdade, criatividade, autonomia e, principalmente, a imaginação.

“O Banquete do Gigante” tem um viés artístico pedagógico, pois é desenvolvido para alunos e professores, na escola, com tema do espetáculo atual, que reflete nas crianças de várias faixas etárias, uma reflexão sobre a educação alimentar.

“O tema do projeto, alimentação saudável para as crianças, proporciona a ressocialização na retomada das atividades pedagógicas, por meio da ludicidade”, disse o diretor da unidade, Neto dos Anjos.

Turma da Ação encanta alunos da Capital com peça teatral

Na segunda-feira (9) a primeira escola a receber a peça foi a E.M. de Tempo Integral Iracema Maria Vicente, no Bairro Rita Vieira. “O espetáculo traz a questão da educação alimentar saudável, sendo de extrema importância na rotina das crianças” afirmou a diretora-adjunta da unidade, Crys Michelly Dutra.

“Esse projeto é de fundamental importância, para que as crianças tenham essa experiência de assistir bons espetáculos teatrais, que contribua com sua formação integral”, disse a coordenadora, Rejane Silva da Cruz. 

Para as crianças a oportunidade de assistir a peça trouxe várias reflexões e opiniões. “Achei muito legal essa forma de ensinar, com história teatral sobre alimentação saudável”, opinou Davi Lucas, 9 anos, do 5º ano. “A apresentação ensinou muita coisa sobre a educação alimentar, de uma forma engraçada e divertida”, disse Heloísa Pacheco, 11 anos. ”Gostei muito, achei criativa a forma como repassaram a mensagem, de se alimentar bem”, disse Lívia dos Santos Ribeiro, também de 11 anos.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) em a de Educação (Semed). As apresentações são realizadas em quatro escolas de ensino fundamental e uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), em diferentes regiões da cidade. 

”A retomada cultural do município nesse momento, pós-pandemia, é de suma importância, não só para os artistas, mas também para toda a comunidade escolar”, disse a coordenadora de Teatro da Sectur, Angela Montealvão.

Turma da Ação encanta alunos da Capital com peça teatral

Confira o calendário de apresentações:

Quarta-feira (11/05) – às 8h e às 14h – E.M. Professora Oneida Ramos

Quinta-feira (12/05) – às 9h – EMEI Clotilde Chaia

Sexta-feira (13/05) – às 8h e às 14h – E.M. Antônio José Paniago

Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Grande

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-