27.8 C
Campo Grande

Capital reinaugura Obelisco nesta sexta-feira

- Publicidade -

Após passar por grandes reformas estruturais e sua primeira restauração de fato, o Obelisco em homenagem a José Antônio Pereira, será oficialmente reinaugurado em uma cerimônia em frente ao monumento nesta sexta-feira (20), às 9h.

A restauração teve início no dia 27 de outubro, promovida pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), sob a responsabilidade da empresa TS2 Arquitetura e Construções, especializada em restauros. O contrato firmado estabeleceu prazo de 150 dias para a conclusão do projeto, com medições da evolução da obra sendo realizadas mensalmente.

Capital reinaugura Obelisco nesta sexta-feira

Foi realizado um trabalho para identificar e remover resquícios de reparos que haviam sido feitos anteriormente – por exemplo, 13 camadas de tinta na superfície da edificação. Em seguida, a equipe fez o preenchimento de frestas e rachaduras (calafetagem) utilizando técnicas e matérias semelhantes aos que foram originalmente utilizados, incluindo a argamassa de cal, que precisa de 60 dias para maturar e foi uma das responsáveis por prolongar as atividades.

Além das reformas no monumento de alvenaria de 20m de altura, o canteiro em torno da área construída também recebeu atenção com um projeto de paisagismo, e toda a estrutura passou por obras de drenagem, iluminação, impermeabilização e sanitização.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, a reinauguração acontece em um momento muito oportuno. “Ainda mais nestes dias em que estamos celebrando a 20ª Semana Nacional de Museus, com programações inclusive no Museu José Antônio Pereira, nada mais justo que devolver à população esse monumento simbólico, que homenageia o fundador de Campo Grande”.

Legislação

Todos os serviços feitos seguiram a legislação que dispõe sobre a manutenção de monumentos tombados como patrimônios históricos.

A arquiteta que supervisionou o restauro, Tathyane Sangalli, chegou a manifestar o desejo de concluir os trabalhos em até 90 dias, mas em função de intempéries climáticas – principalmente os períodos chuvosos – e dos prazos da Justiça para liberar os repasses financeiros, a revitalização terminou por respeitar a data limite do contrato.

A reforma foi viabilizada por meio do Termo de Acordo entre o Ministério Público e a Prefeitura, referente à demolição de um imóvel localizado na Rua Barão do Rio Branco, n.º 1.406, inserido na Zona Especial de Interesse Cultural (Zeic), nos termos da Lei Complementar n.º 161/2010.  Para que os legatários da propriedade finalizassem a ação judicial, foi estabelecido como contrapartida ao município o financiamento da digitalização do Arquivo Histórico de Campo Grande (Arca) e da restauração do obelisco.

 Serviço: 

O Obelisco se encontra na Rua José Antônio, n.º 846, e fica posicionado no canteiro da Avenida Afonso Pena. A cerimônia de reinauguração está marcada para as 9h, em frente ao monumento, e deve contar com a presença, entre outras autoridades locais, da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, o secretário Max Freitas e a arquiteta Tathyane Sangalli.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Grande

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-