21.8 C
Campo Grande

Programa Cozinhas Solidárias está com inscrições abertas em MS

- Publicidade -

O Programa Cozinhas Solidárias da Gastromotiva, organização que utiliza o alimento como ferramenta de transformação social por meio da educação, inclusão produtiva e combate à fome e o desperdício de alimentos, chegou no Centro-Oeste e está com inscrições abertas para novos cozinheiros sociais. Interessados em atuar contra a insegurança alimentar em Lucas do Rio Verde (MT) e Dourados (MS) podem se inscrever gratuitamente por meio do site até 30 de junho.

“Para ser um cozinheiro social basta ter interesse em apoiar a causa, uma cozinha em sua casa ou em uma organização da qual faça parte e disponibilidade para cozinhar e entregar refeições para quem precisa. Estamos muito felizes em chegar também no Centro-Oeste para trazer nossa experiência e compartilhá-la com cozinheiros, empreendedores, lideranças locais e organizações sociais por meio das Cozinhas Solidárias”, conta Winnee Louise, especialista em Impacto Social na Gastromotiva.

As cozinhas selecionadas receberão insumos, apoio logístico para produção e entrega das refeições, guias de orientação e ferramentas para implantação da cozinha solidária, apoio financeiro para a manutenção da produção das quentinhas e um curso de formação profissional em Cozinha Social.

A expansão para a região conta com parceria do Instituto BRF e prevê a abertura de seis cozinhas que distribuirão 90.000 refeições ao longo de 10 meses. O programa já está espalhado pelo Brasil. Atualmente, são 80 cozinhas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Bahia e Amazonas, que, somadas, oferecem cerca de 120 mil refeições nutritivas por mês. Criadas em março de 2020 em resposta aos impactos socioeconômicos da pandemia de COVID-19, as Cozinhas Solidárias já distribuíram 2 milhões de refeições gratuitas para pessoas em situação de insegurança alimentar.

Serviço

As inscrições para o processo seletivo das novas Cozinhas Solidárias podem ser realizadas no site da Gastromotiva e ficam abertas até 30 de junho. O interessado deve ser morador de Lucas do Rio Verde (MT) ou Dourados (MS).

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].

Sobre a Gastromotiva

Gastromotiva é uma organização social fundada pelo chef e empreendedor social David Hertz que tem como missão transformar a vida de pessoas e comunidades por meio do alimento, usando a multidisciplinaridade da gastronomia como ferramenta para mitigar desigualdades sociais, promover equidade e inclusão produtiva. Referência em Gastronomia Social no Brasil, atua oferecendo formações para desenvolvimento humano e geração de renda, além de ações em prol da segurança alimentar e combate ao desperdício de alimentos como compromisso com clima e meio ambiente.
 

Fundada em 2006, já formou gratuitamente mais de 7 mil jovens para o mercado de trabalho; ofereceu educação nutricional para mais de 100 mil pessoas; evitou o desperdício de mais de 300 toneladas de alimentos; e criou cozinhas solidárias que distribuiram desde 2020 mais de 2 milhões de refeições de qualidade gratuitas para pessoas em situação de insegurança alimentar.

A partir da experiência acumulada no Brasil e no México, a organização contribui para geração de impacto social positivo nos locais em que atua e cada vez mais amplia sua visão e ação global de cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e conectada com a agenda ESG junto às empresas. Pelo seu compromisso, foi eleita pelo prêmio Melhores ONGs 2021, na categoria Geração de Renda.

Fonte: Comunicação

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-