21.8 C
Campo Grande

INSS alerta para golpe da falsa Prova de Vida

- Publicidade -

Segurados do INSS estão sendo enganados por criminosos. É que golpistas estão se passando por servidores do instituto para conseguir dados pessoais dos cidadãos, usando como isca a Prova de Vida. Esses pedidos falsos de informações pessoais podem chegar por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular, tipo WhatsApp ou SMS. Mas cuidado! Não clique em nenhum link recebido e não compartilhe nenhum dado pessoal.

Emerson Pires, Coordenador-geral de Relacionamento com o Cidadão do INSS, explicou que o instituto não faz contato com seus beneficiários por telefone e nem envia links. Ele destaca que tudo deve ser feito pelos canais oficiais.

É importante lembrar que a obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o final do ano e o INSS garante que nenhum pagamento será bloqueado ou suspenso pela falta de cumprimento desse protocolo. Emerson Pires destaca que, mesmo sem ser obrigatória, os segurados podem optar por realizar a prova de vida. Para isso, podem ir ao bancos oficiais ou acessar o aplicativo Meu INSS. Ele reforça que é importante denunciar qualquer tipo de tentativa de golpe.

Qualquer dúvida sobre benefícios e pagamentos podem ser sanadas pelo telefone 135. As denúncias de golpe também podem ser feitas por esse canal. O INSS afirmou que está trabalhando na implementação dos sistemas que vão fazer o cruzamento de dados para que a prova de vida seja feita automaticamente.

Fonte: Radioagência Nacional

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-