21.8 C
Campo Grande

Rally dos Sertões promove concurso gastronômico em MS

- Publicidade -

Para celebrar os 30 anos do Rally dos Sertões e os 50 anos do Sebrae, a edição 2022 da prova será histórica. O Sertões vai cruzar o Brasil de Sul a Norte, na maior prova do mundo em trechos cronometrados – 4.811km, de um total de 7.211km de percurso. Os 15 dias de aventura também serão marcados pela premiação dos pequenos negócios localizados nas cidades por onde passará a prova. O Sebrae, em parceria com o evento, realiza o concurso gastronômico Sabores do Sertões 2022 – Estrela Sebrae 50 + 50. A iniciativa vai abranger restaurantes localizados nos municípios incluídos na rota do rally, e, em Mato Grosso do Sul, Campo Grande e Costa Rica serão contemplados com a ação.

 O rally terá largada em Foz do Iguaçu (PR), no dia 26 de agosto, com a chegada em Salinópolis (PA), em 10 de setembro. Em Campo Grande, a ação passará em 29 de agosto, e em Costa Rica, no dia 30. “O Rally dos Sertões, o maior Rally do Mundo, conta com uma audiência fiel e cumpre com o papel de mostrar nossas belezas naturais e divulgar intensamente o potencial turístico do Mato Grosso do Sul para o mundo. A nossa expectativa é de que o Rally atraia muitos turistas e gere negócios para os pequenos negócios de nosso Estado, deixando oportunidades atuais e futuras por onde passa”, afirma o diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

 Ao todo, são 14 municípios incluídos na rota do Rally dos Sertões 2022: Foz do Iguaçu (PR), Umuarama (PR), Presidente Prudente (SP), Campo Grande (MS), Costa Rica (MS), Barra do Garças (MT), São Félix do Araguaia (MT), Palmas (TO), Mateiros (TO), Bom Jesus (PI), Balsas (MA), Imperatriz (MA), Paragominas (PA) e Salinópolis (PA).

 Os donos de pequenos negócios dessas cidades também vão contar com capacitações gratuitas do Sebrae, conforme as necessidades de cada local – essas ações integram o Festival Cidade Acolhedora, que faz parte da parceria do Sebrae com o evento. As capacitações visam fomentar o desenvolvimento local das comunidades que recebem as competições, levando capacitação, inovação e crescimento econômico.

 Concurso Gastronômico

Com o objetivo de valorizar e divulgar o sabor típico da culinária das regiões da rota do Rally, o concurso gastronômico Sabores do Sertões 2022 – Estrela Sebrae 50 + 50 será a oportunidade de o público degustar pratos especiais que evidenciam ingredientes típicos e as especialidades dos estabelecimentos, em preços promocionais. A iniciativa será realizada entre os dias 29 de julho a 10 de setembro de 2022, nos restaurantes dos municípios participantes do rally.

 Na competição, cada restaurante terá o desafio de elaborar um prato, doce ou salgado, que represente o sabor da região, utilizando ingredientes locais. O prato será inserido no cardápio dos empreendimentos participantes e a população local irá avaliá-los atribuindo notas de 1 a 5, por meio de um QR Code disponível nos estabelecimentos – o restaurante que tiver a maior pontuação será o vencedor da cidade.

 Em Campo Grande, o ingrediente definido foi a mandioca e em Costa Rica, são mandioca, carne seca e frutos do cerrado. Em cada uma das cidades, são 13 restaurantes participantes. Os preços dos pratos serão promocionais durante todo o concurso e custarão entre R$ 20,00 e R$ 60,00.

 A realização do concurso gastronômico, em Mato Grosso do Sul, conta com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MS), Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e Associação Comercial de Costa Rica.

 Festival Cidade Acolhedora

Os restaurantes que participam do concurso gastronômico receberão capacitações promovidas pelo Sebrae, além de materiais de divulgação que colocarão a empresa na rota do Rally. Em MS, os estabelecimentos de Campo Grande e Costa Rica receberão gratuitamente o atendimento de agentes do Sebrae/MS, a palestra “Experiência e encantamento do turista” com a consultora Jaqueline Gomes, certificada pelo Instituto da Disney; além de peças que indicam a participação no evento como móbile, adesivo e bottom.

 Por fim, o vencedor de cada etapa municipal receberá um troféu e uma placa Sabores do Sertões 2022 – Estrela Sebrae 50+50. Além disso, cada restaurante vencedor fará parte do Guia Gastronômico Estrelas Sebrae 50+50, que será publicado na divulgação do vencedor da última etapa do Rally dos Sertões 2022.

 Conheça os restaurantes participantes em: saboresdossertoes22sebrae.com.br

Fonte: Sebrae/MS

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-