18.8 C
Campo Grande

Dia Nacional da Saúde: Conexão entre Neurociência e a questão mental

- Publicidade -

Em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872, esta data do oitavo mês do ano é marcada pela comemoração do Dia Nacional da Saúde. A celebração tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável.

Além da pandemia de Covid-19, um outro mal mundial atual é a questão dos danos causados por todos os demais fatores humanos na Saúde Mental. Isso foi confirmado pelo PhD em Neurociências Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela.

Conforme ele, a tecnologia elevou a neurociência a um patamar crucial para a humanidade. “O que é importante dizer inicialmente é que a neurociência desvenda, confirma e também aprimora o que a psicologia e a psicanálise dizem”, pontuou.

“A terapia é um procedimento terapêutico eficaz. Mas a neurociência pode trazer uma resposta com uma evidência muito maior, inclusive dando resultados e motivos através da anatomia do cérebro, por meio das conexões e regiões cerebrais, revelando os problemas das pessoas”, emendou.

Para Fabiano, a neuro é a faceta mais importante em relação à saúde mental.

“Para exemplificar: na anamnese você procura entender a razão de cada comportamento e queixas de uma pessoa, na maioria das vezes relacionados a traumas da infância. Mas a neurociência, através de exames, consegue revelar as conexões do cérebro e os prejuízos nele causados para poder te dar um mapa de opções de problemas do paciente”, detalhou.

Ainda conforme Fabiano, tudo isso facilita também o entendimento de como um profissional pode extrair uma melhor performance de cada pessoa, seja em qual área for.

Fonte: Comunicação

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-