29.8 C
Campo Grande

Reforma administrativa da Embrapa é pauta de debate na Capital

- Publicidade -

Audiência Pública na Câmara Municipal de Campo Grande debate, na segunda-feira, dia 8, a reforma administrativa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). A discussão começa às 13h30 e irá abordar o desmonte da Embrapa, resultante da redução e contingenciamento do orçamento da instituição nos últimos anos, além do projeto de reestruturação implementado pela gestão, comprometendo pesquisas e sucateando a infraestrutura. 

Reforma administrativa da Embrapa é pauta de debate na Capital

O debate é convocado pela Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Camila Jara, proponente da Audiência em parceria com o deputado estadual Pedro Kemp. A Comissão é composta ainda pelos vereadores Junior Coringa (vice-presidente), Valdir Gomes, Clodoilson Pires e Prof. João Rocha.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf) “Por uma Embrapa Pública, Democrática e Inclusiva”. O debate deve envolver movimentos sociais ligados à agricultura familiar, integrantes do Sindicato, representante da Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul, representante do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz e o Coletivo Ambientalista Indígena de Ação para a Natureza, Agroecologia e Sustentabilidade (Caianas). 

A preocupação do Sindicato é que a reforma, proposta pelo Governo Federal, possa comprometer a característica de empresa pública da Embrapa, afetando hoje as pesquisas que são desenvolvidas para auxiliar e estimular a agricultura familiar. Isso porque a reforma prevê parceria com empresas privadas. A preocupação estende-se ao fato de que “privatizar” esse conhecimento produzido pode comprometer a segurança e a soberania alimentar. 

Acompanhe – A Audiência Pública pode ser acompanhada no Plenário Oliva Enciso na Câmara Municipal e terá transmissão ao vivo pelo Facebook Youtube da Casa de Leis. 

Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-