34.8 C
Campo Grande

Voos superiores

- Publicidade -

O ser humano pode ser pensado como sendo constituído por dois reinos. Um inferior correspondendo as funções de digestão, excreção, sexo e perpetuação da espécie e, a outra superior correspondendo do diafragma para cima. Esta última representa às funções como respiração, sentimentos, comunicação, compreensão e pensamentos. Enquanto que a primeira representa, de modo mitológico, o animal primitivo do ser humano, o outro lado, o superior, auxilia na elevação do ser ao patamar angélico. A harmonização destas duas partes é fundamental para que o indivíduo possa ser produtivo e consciente ao mesmo tempo de sua existência e identidade. Quem se conhece e sabe de seus propósitos não desperdiça a vida com suas ilusões. Assim, não vive somente para comer ou para o sexo, apesar da importância desses para a sustentação do ser. É essencial que haja respeito ao corpo físico, mas que também não se confunda cavaleiro com o animal.

Deste modo, àquele que busca se sintonizar com Deus e seus valores, busca na vida a concretização do progresso individual tanto do lado dos afetos quanto dos pensamentos. Amor e inteligência se complementam para os voos superiores do indivíduo com aprovação de sua vontade. É fazer o bem de forma espontânea e com vistas ao benefício geral.

Quem sabe se conhecer e compreender suas necessidades, sabe que é preciso focar naquilo que importa. A busca pela excelência e pela aprovação de sua consciência passa pela realização de atos edificantes e não banais. É viver o presente com gosto e plenitude de seguir a verdade de Cristo.

Voos superiores

Paulo Hayashi Jr. – Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-