22.8 C
Campo Grande

Escola da Reme tem destaque em indicador federal de educação

- Publicidade -

09/09/2014 16h39

O Ideb é um indicador federal que alia o desempenho dos alunos dos Ensino Fundamental e Médio em provas de português e matemática

Apesar da pontuação no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) de Campo Grande ter diminuído, a Escola Municipal Etalívio Pereira Martins, no bairro Monte Castelo, obteve uma das melhores médias do país na avaliação dos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1° ao 5° ano), alcançando 7,1 – a média nacional foi de 4,9, meta estabelecida pelo MEC para 2013, quando a prova foi realizada. Na última avaliação, em 2011, a média do 1° ao 5° ano da escola tinha sido 6,0.

O Ideb é um indicador federal que alia o desempenho dos alunos dos Ensino Fundamental e Médio em provas de português e matemática com taxas de aprovação. Os índices foram divulgados na sexta-feira (5). A Escola Municipal Etalívio Pereira Martins possui 579 alunos divididos nos turnos matutino e vespertino. A prova é feita pelos alunos do 5° ano e do 9°, medindo a capacidade de aprendizado adquirida por eles durante os anos estudados. A média dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (5° ao 9° ano) foi de 5,2, cinco décimos maior do que a de 2011, quando atingiram 4,7.

Segundo a diretora da escola, Sandra Aparecida Penrabel, o bom resultado é consequência de um esforço conjunto de toda a equipe, unido à boa participação dos familiares dos alunos. “Nós fazemos um grande trabalho pedagógico, principalmente nos anos iniciais, para que as crianças tenham gosto pelo aprendizado na escola. O incentivo dos professores também tem um grande peso neste resultado, além da assídua participação da família dos estudantes”, explica a diretora exibindo com orgulho as pastas com os registros das atividades culturais e educacionais desenvolvidas pela escola nos últimos dois anos.

A professora regente (que leciona português, matemática, história e geografia) do 5° ano matutino, Rosemeire Castro Rosa Ferrarezi, também se mostra orgulhosa com o bom índice atingido pela escola. “De vez em quando, eles reclamam que passamos muitas atividades, mas eles viram que isso dá resultado, já que o desempenho deles está dando uma boa repercussão”, avalia. “O bom índice também incentiva aos outros alunos, de outras escolas até, a estudarem para ter uma nota maior”, completa.

Os alunos se sentiram satisfeitos com o desempenho, já que o esforço que fizeram rendeu bons frutos. “A escola tem muitos projetos legais, dá gosto de vir estudar. É muito bom saber que minha sala teve uma boa nota, me incentiva a estudar ainda mais”, frisa Willian Verão, de 11 anos. Já Rayane Gonçalves, de 11 anos, conta que sua matéria preferida é matemática e a Etalívio Pereira Martins foi a melhor escola que estudou. “Estudo aqui há três anos e, às vezes, os professores pegam bastante no nosso pé, mas eu encaro isso como um desafio para melhorar cada vez mais”, pontua.

Campo Grande

Em relação às médias atingidas no último levantamento do Ideb, em 2011, Campo Grande teve um desempenho pior em 2013. Há três anos, os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental obtiveram 5,8, já no índice divulgado na sexta-feira a média foi de 5,4. Já a nota alcançada pelos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental em 2013 foi 4,7, contra 5,0 obtidos em 2011.

A secretária municipal de Educação Ângela Brito afirmou que trabalhará diversas maneiras para que a média do Ideb melhore na próxima avaliação, em 2015. “Vamos capacitar os professores, fazer monitoramento das escolas e definir estratégias para ministrar os conteúdos da melhor forma possível criando, assim, alternativas para incentivar os alunos a estudarem mais”, aponta, afirmando que essas medidas serão tomadas principalmente com os adolescentes, já que a nota do Ideb para essa faixa etária é menor.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Escola da Reme tem destaque em indicador federal de educaçãoFoto:Farid Fahed“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-