Início Notícias Economia Atividade econômica tende a acelerar ao longo do 2º semestre, diz BC

Atividade econômica tende a acelerar ao longo do 2º semestre, diz BC

0

09/11/2012 01h41

O BC lembra que a economia brasileira cresceu 0,4% no segundo trimestre do ano

O Banco Central (BC) reiterou nesta quinta-feira, por meio de seu Boletim Regional, que o ritmo da atividade econômica no Brasil deve se intensificar ao longo deste segundo semestre.

A autoridade monetária reconhece que o cenário externo continua a contribuir negativamente para os rumos da atividade doméstica, mas que os efeitos das políticas de estímulo vão compensar o ambiente internacional em baixa.

O BC lembra que a economia brasileira cresceu 0,4% no segundo trimestre do ano, ‘reflexo da robustez da demanda doméstica, haja vista a contribuição negativa do setor externo’.

De um lado, diz o BC, ‘apresentam-se os efeitos desfavoráveis de eventos vindos de um complexo ambiente internacional, que se transmitem para a economia brasileira, entre outros canais, via confiança, fluxos de comércio exterior e de investimentos; de outro, tendem a prevalecer os efeitos favoráveis de impulsos monetários, fiscais e creditícios introduzidos na economia’.

No sumário do Boletim, o BC pondera que a intensificação do ritmo da atividade neste semestre deve ocorrer ‘com alguma assimetria entre os diversos setores’.

Assimetria também é vista do ponto de vista regional, informa o documento. ‘A evolução dos principais indicadores econômicos aponta retomada do crescimento da atividade no terceiro trimestre do ano, movimento que também se expressa nos indicadores regionais, embora não de forma generalizada e com ritmos distintos nas diferentes regiões’, diz o Boletim.

Fonte: Valor OnLine

Sair da versão mobile