Início Notícias Fórum de Segurança reconhece nacionalmente trabalho realizado pela Sejusp

Fórum de Segurança reconhece nacionalmente trabalho realizado pela Sejusp

0

10/11/2012 04h21

Fórum Brasileiro de Segurança Pública reconhece nacionalmente trabalho realizado pela Sejusp em MS

De acordo com o comunicado, Mato Grosso do Sul se consolidou no primeiro grupo de Estados

As ações da segurança pública de Mato Grosso do Sul têm apresentado grande destaque nacional. Recentemente a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) recebeu um comunicado oficial do Fórum Brasileiro de Segurança Pública agradecendo o apoio do repasse das informações à sexta edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2012, e ainda pela análise da publicação.

De acordo com o comunicado, Mato Grosso do Sul se consolidou no primeiro grupo de Estados, sendo caracterizado como produtor de informações de alta qualidade e informante habitual do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). O Fórum também ressalta a parceria do Estado na divulgação das informações e no consistente esforço pela transparência que se consolidou na reavaliação metodológica criada por eles, para avaliar os índices de criminalidade no País que foram publicadas no Anuário com os dados de todo o ano passado.

Na publicação, os Estados da Federação foram agrupados segundo parâmetros de produção, análise e divulgação de suas informações criminais, além de um indicador de preenchimento do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas, do Ministério da Justiça.

A classificação de Mato Grosso do Sul no Anuário se fortaleceu ainda mais com o lançamento do site “Estatísticas On-line”, que proporciona acesso imediato às estatísticas criminais atualizadas diariamente com acesso ao banco de dados oficial de registro das ocorrências policiais, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

“Analisamos o sistema e parabenizamos o Estado de Mato Grosso do Sul e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública pela iniciativa que, certamente, amplia significativamente o controle social sobre o campo da segurança pública, em um esforço pela transparência democrática de dados públicos que deveria servir de modelo a tantas outras unidades da Federação, como exemplo de uma das boas práticas no campo”, disse o Fórum Brasileiro de Segurança Pública no comunicado oficial enviado ao secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini.

“Esse reconhecimento externado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública vem confirmar o acerto do trabalho realizado pela segurança pública em Mato Grosso do Sul. Investimos e aprimoramos a gestão e agora estamos colhendo os frutos de tudo isso. Nossas ações estão alinhadas às políticas públicas do governo federal e totalmente voltadas ao atendimento do cidadão e aos anseios da sociedade. Temos desempenhado nosso trabalho com eficiência, eficácia e efetividade”, comentou Jacini.

O Fórum destacou ainda que a estruturação das informações no novo sistema já se encontram sistematizadas segundo os parâmetros de padronização propostos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), divulgadas no último encontro dos gestores do Sinesp, em Brasília.

Nestes termos os dados devem ser apresentados classificados em categorias do Código Penal, da mesma forma que o site “Estatísticas On-line” divulga seus índices à população. “Dessa forma, acreditamos que, além de fornecer um panorama atualizado das informações criminais ao cidadão do Estado, o novo sistema criado pela Sejusp está alinhado ao Sistema Nacional de Informações, facilitando, assim, a futura integração entre as unidades e o governo federal, tão cara ao Sistema Nacional de Segurança Pública”, relata outro trecho do comunicado oficial do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Sair da versão mobile