Início Notícias Coisas do Brasil

Coisas do Brasil

0

11/02/2013 06h00

A comercialização de formatos é algo que acontece no mundo todo.

Flávio Ricco (Colaboração: José Carlos Nery)

Na mesma proporção em que as faculdades continuam formando, aprimorando e colocando novos profissionais de rádio e TV no mercado, constata-se perigosa retração ou até rejeição por parte das nossas emissoras em relação aos investimentos no setor de produção.

Ficou mais fácil, nem sei se mais barato, comprar pronto e aplicar no que vem de fora, em vez de estimular e até mesmo acreditar na nossa capacidade de trabalho.

A comercialização de formatos é algo que acontece no mundo todo. E não há nada contra a nossa participação no processo, mas que isto aconteça com parcimônia e dentro de certos limites.

O Brasil é, já de muito tempo, um dos maiores e mais respeitados exportadores de novelas, mas também se transformou num grande consumidor de todo o resto.

A nossa história nos credencia a intensificar experiências, que – certamente – serão bem-sucedidas na música, humor, grandes shows e outros do gênero. O que falta é abrir espaço para isso e virar tranquilamente esse jogo. É preciso parar definitivamente com essa coisa de achar que o que vem de fora é melhor.

Tv Tudo

Mureta

Leonardo Gaciba ainda é um estreante como analista de arbitragens, mas tem se caracterizado por uma falta de coragem que não tinha em seus tempos de juiz de futebol.

Ou simplesmente espera o replay para dizer alguma coisa ou mantém uma opinião mesmo quando a imagem mostra o contrário. Tanto numa como outra, têm deixado a todos bem decepcionados.

Está dentro

Juliano Cazarré, que foi bem em “Avenida Brasil”, também está garantido na novela do Walcyr Carrasco, a substituta de “Salve Jorge” na Globo.

Vai viver o moço pobre, que acaba se apaixonando por uma mulher rica.

Acelerando o passo

Reynaldo Boury está imprimindo um ritmo muito forte nos trabalhos de “Carrossel”.

Se tudo correr como ele espera e tem planejado, as gravações estarão encerradas até o fim deste mês.

Escuta essa

No novo salão do Jassa, agora instalado num confortável imóvel dos Jardins, em São Paulo, uma maneira simpática foi encontrada para homenagear o seu frequentador mais conhecido e antigo.

Fora do salão, uma área externa de repouso, recebeu o nome de “Praça Silvio Santos”.

Ainda não

Há o desejo na Record de produzir “Pecado Mortal” em alta definição, como já acontece nas minisséries.

Mas, por enquanto, isto é só um desejo. Existem dificuldades técnicas que ainda não foram contornadas.

Riscados do mapa

Zezé di Camargo, de uns tempos para cá, passou a tomar um cuidado muito maior nos convites para o churrasco em sua fazenda.

Tem alguns amigos, no plural mesmo – porque não foi um só, que deixaram até conta na farmácia para o Zezé pagar. Assim não.

Momento é outro

Walther Negrão é um dos nossos autores mais experientes. Está nesta estrada há tantos anos, que nem ele sabe precisar quantos.

Mas há muito tempo não se via o Negrão tão empolgado e ligado num trabalho, como agora acontece em “Flor do Caribe”. Tem revelado, em todos os momentos, o entusiasmo de um iniciante.

Merece

O trabalho do Tiago Leifert na Globo, bem de leve não está mais resumido a apresentação do “Globo Esporte”, em São Paulo, ou a “Central da Copa”, quando é o caso.

Aos poucos, ele tem comandado algumas transmissões, como aconteceu recentemente com o Mundial de Skate no “Esporte Espetacular”.

Equipe do Neymar

Uma equipe completa de televisão tem acompanhado Neymar, em todos os jogos do Santos e da seleção brasileiras, além das viagens aqui dentro e lá fora.

Ainda não se revela qual é a ideia em questão. Mas já é bem grande a quantidade de material captado.

LEGENDA

Bate – Rebate

· Muita gente imagina que a vidinha da Renata Fan é sempre naquela elegância do “Jogo Aberto”.

· Pode ser um pouco assim, mas ela também se destaca como dona de casa.

· Pelo menos uma vez por semana, com seus quase dois metros de altura e inseparável sapato de salto alto, ela pode ser vista fazendo compras num supermercado do Morumbi.

· Com a saída da Ana Luiza Guimarães para o “RJTV – 2ª Edição”, a direção da Globo ainda não decidiu quem ficará em seu lugar no “Bom Dia Rio”.

· Muitos torcem pela efetivação de Mariana Gross.

· As mudanças na programação do SBT devem se limitar à faixa da manhã, com as entradas do Bozo e do novo programa do Patati & Patatá.

· Não existe nada previsto, pelo menos por enquanto, para os períodos da tarde e noite.

· O SBT, por outro lado, vive a expectativa de algumas trocas na sua direção.

· O departamento comercial, por exemplo, é um desses setores.

· Há o interesse de acertar com alguém, Walter Zagari ou não e o quanto antes, para tocar os trabalhos daqui em diante.

C´est fini

A Xuxa reiniciou as gravações do seu programa na última semana. A princípio não existem grandes alterações em relação ao que foi produzido no ano passado.

A novidade maior foi a presença do Boninho nos bastidores, agora tocando também a direção-geral do programa, enquanto Roberto Talma se recupera de um problema de saúde.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Crédito TV Globo / Estevam Avellar“/>

Sair da versão mobile