Início Notícias Parece que agora é proibido pensar

Parece que agora é proibido pensar

0

Flávio Ricco (Colaboração: José Carlos Nery)

A imitação, a lei do menor esforço, a falta de criatividade e a preguiça de pensar prevalecem hoje no Jornalismo da TV. A expressão “neste momento” é utilizada dezenas, centenas de vezes pelos repórteres em apresentações ao vivo. Ora, se está ao vivo é claro que é “neste momento”. E por que não usar outras expressões, com o mesmo significado, quando for necessário ressaltar, como “Agora”, “no instante que falamos” e tantas outras? É só fazer um pequeno esforço intelectual.

É o caso da repórter que ao falar sobre crianças que poderiam morrer, disse que “elas corriam risco de vida”. Ora, se corriam risco de vida, ótimo. Pior se corressem risco de morte. O engano passou por todos e foi ao ar ensinando o errado.

E o que dizer então do início hoje de qualquer entrada de repórter: “Boa noite a todos”. A expressão, se não me falha a memória foi cunhada pelo JN da Globo e logo imitada em todos os jornais de rede do SBT, da Band, da Record e das demais. Sabe por quê? Porque ninguém quer pensar, criar. Deu certo? Vamos copiar. Há centenas de outras alternativas igualmente oportunas para substituir o “boa noite a todos”. O que não existe mais é gente que saiba pensar ou queira criar.

TV Tudo

Milagres em SP – 1

Os Milagres de Jesus Cristo, projeto de telefilmes da Record, em 18 programas, com roteiro de Renato Modesto, direção-geral de João Camargo e estreia prevista para agosto, não será realizado nos estúdios do Recnov, no Rio de Janeiro.

A ideia é que tudo seja gravado em São Paulo, ou mais precisamente na região de Paulínia, através de parceria com uma produtora independente.

Milagres em SP – 2

Salvo qualquer alteração de última hora, isso irá acontecer com a empresa Academia de Filmes, do Grupo INK.

Essa iniciativa de fazer Milagres fora do Recnov se deve ao grande volume de trabalhos, hoje, no Rio. Além de Balacobaco e José do Egito, em gravação, vem aí Dona Xepa e Pecado Mortal.

Outra coisa

Pessoal do jornalismo da Band tem insistido muito em falar “por conta de” em vez de “por causa de”.

Apesar de não ser totalmente errada, a expressão é um tanto regional, bem do tipo “caipirês”, e está virando moda.

Façam suas apostas

Na Bandeirantes, há um desafio entre os seus funcionários, os mais e os menos graduados, sobre a seguinte questão:

— O que é mais fácil, trocar o nome da rua Radiantes, onde está a sede da emissora, ou mudar a programação das manhãs?

Super cunhado

Dizem que Daniel Bork, cunhado do dono Johnny Saad, apesar da sua ridícula audiência diária, continua intocável. Ninguém mexe com ele.

Um desafio que já derrubou os tantos quantos diretores que, no decorrer dos últimos anos, chegaram a cogitar tal coisa. E assim vai…

A propósito…

Não vem mais

A participação da Sonia Braga em Salve Jorge não vai mais acontecer. Depois de uma infinidade de e-mails e telefonemas trocados entre ela e a Glória Perez, e muita vontade de parte a parte, foi impossível ajustar a questão de datas.

O trabalho que a Sonia está fazendo na TV de lá, Estados Unidos, coincide com as datas das gravações aqui. As duas deixaram para uma próxima.

E essa agora?

Um problema inesperado tem comprometido as gravações de José do Egito, minissérie da Record.

Comentários dos bastidores, que partem do próprio elenco, dão conta que a atriz Maytê Piragibe não quer mais beijos na boca em suas cenas. Segundo essas fontes, ela teria dito que é uma mulher casada e o marido não iria gostar. Já pediu uma dublê pra beijar o Ângelo Paes Leme.

A novidade

Durante as gravações do “Futebolha”, no Piscinão de Ramos, o “Caldeirão do Huck” recorreu ao chamado heptocóptero para a realização de imagens aéreas. Trata-se de uma pequena aeronave, com 8 hélices em uma plataforma, e uma câmera digital acoplada. O tempo de voo dura, em média, cerca de 20 minutos.

É um objeto simples, relativamente barato, e que está sendo cada vez mais utilizado por programas de TV.

Pedra em cima

Continuam rolando boatos sobre a participação dos cantores Sandy e Fiuk na próxima novela das 11 da Globo, Saramandaia.

Só que essa possibilidade não existe. Os seus nomes nunca foram sequer cogitados para o elenco.

Bate – Rebate

C´est fini

Pessoal da Record está bem animado com o Rafael Cortez nas suas primeiras gravações do Got Talent.

A sua desenvoltura, mesmo nas situações mais difíceis, tem chamado atenção de maneira bem positiva.

Então é isso Mas amanhã tem mais. Tchau!

(Foto da Mônica com Procura-se em cima)“/>

Sair da versão mobile