Início Notícias Inscrições abertas para oficinas gratuitas de instrumentos musicais

Inscrições abertas para oficinas gratuitas de instrumentos musicais

0

06/06/2013 08h47

Projeto Camerata Violeira retorna com mais vagas e aulas para alunos Portadores de Necessidades Especiais

Depois de contar com mais de 200 inscrições para oficina de viola caipira em 2012, este ano o projeto Camerata Violeira, que tem o apoio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) e da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS) e da Edson Instrumentos Musicais, retorna com novidades abrindo vagas gratuitas para oficinas de violino, violoncelo, baixo sinfônico, acordeom e saxofone, e disponibilizando vagas para alunos Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

Os alunos serão preparados para fazer parte da orquestra contemporânea Camerata Violeira, um encontro entre a raiz e o erudito, que vêm com uma linguagem ímpar no cenário musical do Mato Grosso do Sul.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail marcosassuncaosolo@gmail.com e a seleção para o preenchimento das vagas será nesta quinta-feira (6), das 8h30 às 12h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, onde ocorrerá o evento de inauguração do projeto. Todas as aulas serão realizadas as quintas-feiras no horário matutino, sendo apenas as de viola caipira ministradas de manhã e a tarde.

Os alunos Portadores de Necessidades Especiais (PNE) serão auxiliados por um profissional com formação em terapia ocupacional, ocasionando a inclusão social desses jovens através das oficinas de música. As vagas são limitadas e o aluno deverá ser matriculado em escolas de redes públicas.

As aulas de acordeom e saxofone serão ministradas pelo professor Romualdo Costa e as de violino, violoncelo e baixo sinfônico, pelo professor Ernesto de Queiroz. Como de costume, as aulas de viola caipira serão lecionadas pelo professor Marcos Assunção, idealizador do projeto.

Sobre a Camerata Violeira

A Orquestra Camerata Violeira nasceu em 2012, durante a realização de um projeto chamado Violeiros do MS, onde ocorreu o maior encontro de violeiros já visto no Estado. Foram mais de 200 inscrições para a oficina de viola caipira. No ano passado, ela participou do Festival Jazz e Viola onde contou a participação do renomado violeiro Roberto Corrêa (DF).

Recentemente foi aprovado no Fundo de Investimentos Culturais (FIC -2013) onde oferecerá oficinas gratuitas de viola caipira, violino, viola sinfônica, baixo sinfônico, acordeom e sax integrando aos alunos a orquestra formada.

A Camerata Violeira é um encontro entre a raiz e o erudito, que, pelo sincretismo e qualidade das fontes, resultou em uma linguagem original, inspirada pela riqueza das mais diversas vertentes da música brasileira. Detentor de uma sonoridade marcante, que evoca a nossa cultura unificando fronteiras entre as variadas tendências musicais, projeta ao universal o regionalismo, na busca de novos horizontes para a música popular produzida no Brasil.

Serviço:

Seleção para preenchimentos das vagas: Dia 06 de junho, das 8h30 às 12h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453, Centro.

Inscrições: marcosassuncaosolo@gmail.com

Contato: Marcos Assunção, diretor musical e arranjador da Orquestra Camerata: (67) 8431-9943/ (67) 3213-0905

Local das aulas: Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453, Centro.

Sair da versão mobile