Início Notícias Correios dão dicas a empreendedores sobre como ganhar o mercado internacional

Correios dão dicas a empreendedores sobre como ganhar o mercado internacional

0

22/08/2014 07h48

Para falar sobre esses e outros assuntos, Liliana Antunes, irá ministrar a palestra ‘Exporta Fácil – Como identificar oportunidades de negócios no exterior’, no dia 24/08, às 14h30, durante a Feira do Empreendedor

Entender o processo de exportação e ganhar espaço no mercado internacional estão entre as principais dúvidas do micro e pequeno empreendedor quando pensa em exportar. Para falar sobre esses e outros assuntos, a especialista em Comércio Exterior, responsável pelo Escritório de Negócios Internacionais dos Correios em Campo Grande, Liliana Antunes, irá ministrar a palestra “Exporta Fácil – Como identificar oportunidades de negócios no exterior”, no dia 24/08, às 14h30, durante a Feira do Empreendedor de Campo Grande, no Albano Franco.

Liliana irá esmiuçar para o público o que é preciso para iniciar a inserção de um produto no mercado internacional, apresentando ferramentas que auxiliam a dar visibilidade, saber o preço médio do produto, quais são os países que importam e as exigências para a operação, e, em alguns casos, conhecer os possíveis compradores do produto. Segundo a especialista, o primeiro passo é enquadrar o produto na nomenclatura universal. “Devido a diferenças idiomáticas e culturais, é necessário que o exportador utilize um código, contido na tabela de classificação do Ministério do Desenvolvimento, que universaliza a linguagem”, explica, exemplificando que uma palavra que tem um significado no Brasil, pode ter outro bem diferente em outro país, o que geraria confusão nas negociações.

Para o transporte e desembaraço alfandegário, os Correios utilizam um serviço “Exporta Fácil”, premiado no último dia 7 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). O serviço foi contemplado por facilitar o acesso de pequenas e médias empresas ao mercado internacional, possibilitando o envio de mercadorias de até US$ 50 mil por remessa, de maneira simplificada, para mais de 215 países. Desde sua criação, em 2000, mais de 11 mil empresas já realizaram mais de 120 mil exportações. Em Mato Grosso do Sul, 49% das exportações pelo serviço são dos chamados “tecidos especiais”, que englobam tapeçarias, rendas, bordados, entre outros. Em segundo lugar está a exportação de “obras diversas”, como artesanatos e telas e, em terceiro “outros artefatos têxteis” como calçados e chapéus.

Os Correios são patrocinadores da Feira do Empreendedor, que acontece de 21 a 24 de agosto, no Albano Franco, em Campo Grande. Durante os três dias do evento, assistentes e coordenadores comerciais irão demonstrar benefícios que os empresários podem ter ao utilizar os serviços oferecidos pelos Correios. No dia 21, às 19h, será ministrada palestra com o tema Marketing Direto. “Estaremos à disposição do público para esclarecer todas as dúvidas sobre a nossa empresa. Ao ir até lá, tenho certeza que os empresários sairão surpreendidos com as vantagens que podemos trazer para o seu negócio, com nossos produtos e serviços postais”, afirmou o diretor regional, João Rocha.

Assessoria de Comunicação dos Correios de Mato Grosso do Sul

Sair da versão mobile