Início Notícias Cidades Prefeitura abre inclusão digital gratuita no Portal Caiobá com Telecentro no IDE

Prefeitura abre inclusão digital gratuita no Portal Caiobá com Telecentro no IDE

0

22/08/2014 08h53

Para o titular da Sedesc, Edil Albuquerque, o momento é de reconhecimento a entidade e a importância do Projeto.

Abrindo a inclusão digital gratuita aos moradores do Portal Caiobá I e região, o prefeito Gilmar Olarte, acompanhado do secretario da Sedesc, Edil Albuquerque, inaugurou na tarde desta quinta-feira (21), o espaço para abrigar o projeto Telecentro.BR, no Instituto de Desenvolvimento Evangélico (IDE), que tem sede naquele bairro, região Oeste da Capital. A unidade do projeto é a segunda aberta neste mês, como parte da programação festiva de aniversário de 115 anos de Campo Grande, aumentado a ação que é implantada com o apoio da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedesc) e tem meta de que 23 salas equipadas com no mínimo dez computadores estejam em pleno funcionamento até dezembro deste ano em todo o município.

O Telecentro.BR é uma ação do governo federal, por meio do Ministério das Comunicações, com apoio das prefeituras, como a da Capital, para apoiar a inclusão digital nas comunidades que não possuem acesso a computadores ou rede de internet, possibilitando a implantação do ‘mundo virtual’ em espaços públicos e comunitários. Os telecentros podem ser utilizados para desenvolver diversos projetos e oficinas visando o interesse e necessidades das comunidades. O projeto foi iniciado em 2011 pela Prefeitura de Campo Grande, ficou paralisado no ano passado e retomado em março deste ano, projetando atender 23 bairros da Capital. O primeiro desta lista foi inaugurado no dia 8 de agosto, no bairro Novo Amazonas, no Instituto de Desenvolvimento Humano, Maná do Céu.

O prefeito ressaltou que a disponibilidade do equipamento público para acessar a rede mundial também faz parte da ação social que a administração deve também oferecer a comunidade diretamente ou via entidades como o IDE. “A área social mexe comigo desde criança, com o exemplo de ontem e de hoje, de minha mãe, como pastor e homem publico, que hoje é o responsável maior da administração de nosso município. E vejo aqui que estou num lugar certo, no IDE. O Instituto de Desenvolvimento Evangélico, que faz toda esta ação social, que sabemos que acontece neste belo espaço e procura a cada dia ainda ampliar com atos próprios e em busca do Poder Público, como em outras parcerias e este Telecentro. O prefeito é que tem que agradecer a vocês IDE, pela oportunidade de ver e poder também contribuir um pouco neste local, que faz Campo Grande acontecer para o lado do Bem, com Fé e para todos”, declarou.

Para Manoel Antonio Andrade, presidente do IDE, o projeto chega em boa hora e será mais uma ferramenta importante a casa. “É uma honra em tê-los aqui em nossa humilde casa, que completa 15 anos neste ano. Vivemos um bom ano de muitas parcerias com a prefeitura, para ampliar o trabalho de responsabilidade social do IDE para e com o bairro e região. Atendemos 300 crianças neste local e outros cerca de 1,3 mil por outros pólos da Capital. Este Telecentro dará mais uma oportunidade aos que aqui já estão e muitos outros que poderão vir”, avaliou.

DESTAQUE

Para o titular da Sedesc, Edil Albuquerque, o momento é de reconhecimento a entidade e a importância do Projeto. “Nesta tarde calorosa de temperatura do clima e de estarmos com a comunidade, presenciamos o trabalho, a abguenação com toda a ação deste Instituto, que com isto o levou a ter dado novamente uma tacada certa, conquistando este espaço para a inclusão digital e vermos o desenvolvimento. Quero ver isto, quando voltar aqui para trocarmos os equipamentos, não por terem sido danificados, mas por serem usados muito por todos e ou por causa de uma nova tecnologia, que chega ao mundo todos os dias”, disse.

Edil destaca ainda a importância do projeto referindo-se às oportunidades econômicas que cria para a comunidade e a inclusão digital lembrando que em Mato Grosso do Sul somente dois municípios foram escolhidos pelo programa. “É um projeto relevante e existe um empenho significativo para seu funcionamento de acordo com os critérios dos Ministérios do Planejamento, Comunicações e da Ciência e Tecnologia”, pontuou. Além de Campo Grande, somente a cidade de Ivinhema foi contemplada com o projeto no Estado.

A diretora de Tecnologia da Sedesc, Maria Inesi Rocha, fala da parceira e gestão dos Telecentros. “É de responsabilidade da unidade beneficiada, com coordenação e monitoramento da Sedesc. O projeto e recursos para aquisição dos equipamentos vêm do governo federal, mas a prefeitura além de coordenar a ação, fornece a contrapartida da instalação da rede logística e elétrica, o ar condicionado da sala e o material para construção da sala. No caso do IDE, a comunidade teve uma participação ativa, se responsabilizando por escolher o espaço e fazer a instalação elétrica que receberá os 11 computadores, mesas, cadeiras e impressora”, explicou.

Segundo a direção, todos os envolvidos estão satisfeitos com o projeto que atenderá uma grande parcela da comunidade que não tem condições de adquirir um computador e nem internet.

Novos centros em breve

Mais duas salas de Telecentro estão programadas para serem inauguradas no próximo dia 2 de setembro e atenderão a Associação Negra Rural Quilombola (Chácara Buriti) e Associação Quilombola dos Descendentes de Tia Eva.

Autoridades presentes

Estiveram prestigiando a solenidade de abertura do Telecentro, além do secretário Edil, a diretora-presidente da Fundac, Juliana Zorzo; o coronel Jonhys Cabreira, comandante da Guarda Municipal; Carlos Magno, presidente da ABO; o professor Cesar Afonso e dirigentes de Ceinfs, Unidades de Saúde e escolas da região.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Fotos:Ernesto Franco“/>

Sair da versão mobile