Início Notícias Baixo nível da campanha eleitoral terá efeito devastador

Baixo nível da campanha eleitoral terá efeito devastador

0

20/10/2014 06h52

Se fosse seduzido pelos marqueteiros, eleitor estaria em tratamento psiquiátrico

Roberto Costa

Estado de choque – O eleitor, se fosse seduzido pelo trabalho dos marqueteiros dos candidatos à presidência da República e governo do Estado, estaria agora sob tratamento psicológico e psiquiátrico.

Jogo sujo – O baixo nível da campanha política no segundo turno das eleições, aos olhos e ouvidos do eleitor que não se deixa influenciar, terá efeito devastador quando o resultado da votação for anunciado.

Prioridade – As partes envolvidas apontam a saúde como sendo o principal problema a ser resolvido no próximo quadriênio administrativo. Alguém poderia detalhar com clareza de onde sairão os recursos para a solução do problema?

Massa de manobra – Não se pode usar o povo, o trabalhador de baixa especialmente, para conquistar o voto e o poder a qualquer custo. Discussão de proposta exequível é o que estamos esperando.

Azambujou I – A senadora eleita pelo PMDB, Simone Tebet, declarou no dia 13, que apoiará o candidato ao governo do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) no segundo turno.

Azambujou II – Simone se lembrou de uma frase do pai, ex-senador Ramez Tebet, de que é preciso ouvir sempre as vozes das ruas para ter uma orientação. Foi o que ela fez antes de anunciar seu apoio a Reinaldo.

Azambujou III – A decisão anunciada contou com a participação de 24 prefeitos e lideranças do partido no Diretório do PMDB na Capital. Dizem que data, 13, foi mera coincidência.

Aos interessados I – No início de novembro, se não acontecer nenhum acidente de percurso, o Governo do Estado irá inaugurar o Presídio Masculino Semiaberto de Dourados.

Aos interessados II – Como a capacidade do sistema prisional sul-mato-grossense está superlotada, os novos espaços serão preenchidos rapidamente com o remanejamento dos encarcerados.

Atrativo I – Para acelerar a arrecadação antecipada do IPTU 2015, o prefeito Gilmar Olarte, conforme anunciou o secretário de Finanças André Scaff, vai conceder 25% de desconto para quem efetuar o pagamento a vista.

Atrativo II – Sabendo que o juro da poupança não passa de 0,5% ao mês, vale a pena o esforço de economizar dinheiro para pagar o imposto à vista e fazer jus ao desconto de 25%.

Atrativo III – Matematicamente, um imóvel com IPTU fixado em R$ 1.000,00, por exemplo, o desconto ao proprietário que optar pelo pagamento antecipado será de R$ 250,00.

Estado de alerta – No Brasil já foram confirmados 173 casos da febre Chikungunya, sendo 17 no Amapá e 156 na Bahia sem nenhum óbito. Trata-se de uma doença viral bastante parecida com a dengue que já chegou ao País, com pelo menos mil notificações de casos suspeitos.

Gatunos do erário I – Os vereadores Adriano Silvério (SDD), Carlos Alberto Sanches (Carlão – SDD), Solange Melo (PROS), Marcus Douglas Miranda (PMN) e Cícero dos Santos (Cicinho do PT), foram afastados por tempo indeterminado depois de terem sido flagrados pela Polícia Federal e o Ministério Público Estadual saqueando a Câmara de Naviraí.

Gatunos do erário II – Eles, os vereadores que estavam abusando da confiança do eleitorado naviraiense, ao invés de “servirem ao povo”, confiantes na impunidade preferiram “servirem-se dele”.

Comando político I – O prefeito Gilmar Olarte está preparando viagem a Brasília com a finalidade única de retornar da Capital da República como presidente do diretório regional do Partido Progressista.

Comando político II – Ao perder a posição de segundo colocado na corrida para o Senado para o médico cardiologista Ricardo Ayache, do PT, Alcides Bernal muito dificilmente resistirá na presidência regional do PP.

Espólio eleitoral I – O Psol, de Sildemar Aparecido de Melo, o Professor Sidney Melo, espera transferir para o senador e candidato a governador Delcídio do Amaral, do PT, todos os votos recebidos no primeiro turno: 7.823 (0.59%).

Espólio eleitoral II – Decisão semelhante tomou o presidente do diretório regional do PTB, Ivan Louzada. Na verdade ninguém sabe até agora o que é que o Louzada ofereceu para o senador Delcídio.

Pesquisa I – As mais recentes pesquisas para a presidência da República realizadas pelo Ibope e Datafolha, apontam Aécio Neves (PSDB) com dois pontos de vantagem sobre a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT).

Pesquisa II – Tecnicamente, de acordo com os dois institutos, a disputa está empatada. Um por cento de 143 milhões representa 1.430.000 votos, portanto, a vantagem de Aécio, se a eleição fosse hoje, é de 2.860.000 votos.

Lamentável I – O Brasil lidera o ranking de violência contra o professor, segundo pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre aprendizagem (Talis).

Lamentável II – Foram entrevistados mais de 100 mil professores em todo o mundo. No Brasil, 14.291 professores responderam ao questionário, além de 1.057 diretores de 1.070 escolas.

Lamentável III – Quando perguntados se já sofreram agressões verbais ou intimidação por parte de alunos, 12,5% dos professores brasileiros responderam que sim. O resultado distancia o Brasil de países como Coreia do Sul, Malásia e Romênia, onde o índice é zero.

Roberto Costa é jornalista – Campo Grande/MS – Contato: rc.com@terra.com.br

Sair da versão mobile