Início Notícias Em reunião, Reinaldo estuda ampliar parceria para combater o câncer infantil

Em reunião, Reinaldo estuda ampliar parceria para combater o câncer infantil

0

03/03/2015 12h50

Atualmente o Estado mantém uma parceria com a AACC através do Hospital Regional

O governador Reinaldo Azambuja participou na tarde desta segunda-feira (2) de uma reunião com os representantes da diretoria Associação de Amigos das Crianças com Câncer (AACC). Ele esteve ao lado da vice-governadora e Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, do Secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares e da Primeira Dama do Estado, Fátima Azambuja.

Atualmente o Estado mantém uma parceria com a AACC através do Hospital Regional, onde existe uma ala destinada para o atendimento de crianças com câncer. Segundo dados da instituição, são atendidos cerca de 100 crianças por ano. “Nossa visita ao governador Reinaldo é para estreitar os laços da parceria realizada entre o Estado e a AACC”, disse a presidente da Associação, Miriam Comparin.

De acordo com o diretor do Centro de Tratamento Onco-Hematológico Infantil do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (CETOHI), Dr. Marcelo dos Santos Souza, o governo colabora com a instituição através da cessão da ala no hospital regional, pagamento de funcionários, médicos, tratamentos, internações, quimioterapias, entre outros.

“Atendemos em média cerca de 100 crianças por ano, e mais de 70% dos casos são crianças de municípios do interior do Estado, contando sempre com o apoio do Governo do Estado”, disse o Dr. Marcelo.

De acordo com a AACC, desde o início dessa parceria a instituição, em 200, o número de casos atendidos já ultrapassou a marca de mil pacientes. “Se contarmos apenas os casos de tratamentos oncológicos, já foram mais de 1,1 mil casos atendidos, mas se contarmos os casos hematológicos, esse número provavelmente dobra”, afirmou o diretor do CETOHI.

Segundo Mirian Comparin, presidente da AACC, o objetivo é aumentar o percentual de cura dos pacientes e abrir o serviço de transplante de medula óssea no hospital. “Queremos marcar esse gol em 2015”, finalizou.

Rose Modesto afirmou que o Estado é parceiro ao lado da AACC no trabalho de combate ao câncer infantil, e que a parceria deverá ser reforçada para os próximos anos, aumentando o número de crianças atendidas pela instituição. “Vamos estudar em conjunto maneiras de fortalecer a estrutura do CETOHI, com novas aparelhagens, com mais investimentos no combate ao câncer infantil”, disse.

Sair da versão mobile