Início Notícias Cidades Para promover integração entre escola e comunidade, Semed lança programa

Para promover integração entre escola e comunidade, Semed lança programa

0

22/03/2015 10h19

Para promover integração entre escola e comunidade, Semed lança programa Escola Viva

o prefeito Gilmar Olarte ressaltou a importância de políticas educacionais inclusivas, tais quais as presentes no Escola Viva.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou, na manhã deste sábado (21), a edição 2015 do programa Escola Viva. Com direito à atividades culturais, oficinas e outras atividades, a escola escolhida para sediar o lançamento foi a EM Barão do Rio Branco, que fica na zona rural de Campo Grande, no distrito de Rochedinho. o evento também contou com a presença de autoridades do setor e do prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte.

Surgido de uma iniciativa do MEC/FNDE em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Semed, o Escola Viva faz parte da política “Relação Escola Comunidade” e desenvolve nas escolas municipais atividades de lazer e oficinas de temas variados. Em 2015, 54 escolas já estão sendo contempladas com programação especial, sempre aos sábados, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Além da redução da violência e vandalismo em ambiente escolar e do maior envolvimento da comunidade com as escolas, o programa também proporciona entretenimento gratuito, além de iniciação ao trabalho por meio de oficinas de informática, manicure, pintura em telas e tecidos, dentre outras.

Durante a solenidade de abertura, a Secretária Municipal de Educação, Angela Maria de Brito, dirigiu a palavra aos presente e os convidou a participarem do programa. “Para nós, é uma satisfação muito grande reiniciar as atividades desse projeto, que tem uma capacidade de transformação tão grande nas comunidades. Mas para ele ter sentido, é preciso que todos façam uso do espaço e que aproveitem as oportunidades que o projeto dá”, destacou.

Também presente no lançamento, o prefeito Gilmar Olarte ressaltou a importância de políticas educacionais inclusivas, tais quais as presentes no Escola Viva. “A educação não se faz só com o aluno e o professor na sala de aula, ele deve envolver todos os atores que interagem com esse ambiente. É nesse sentido que as escolas, de portas abertas, vão proporcionar melhorias à vida em comunidade, como lazer e oficinas de capacitação profissional, além do sentimento de zelo e paz pelo bem público”, afirmou o prefeito.

O Projeto

O principal objetivo do programa Escola Viva é proporcionar a melhoria da qualidade na educação, a inclusão social e uma construção de uma cultura da paz. De acordo com Eliane Alcarás, chefe da Divisão de Ações Socioeducativas da Semed, o programa já traz resultados surpreendentes. “É muito nítida a melhoria do relacionamento da comunidade com a escola nos locais que o programa está sendo desenvolvido. Antigamente, era bastante comum episódios de vandalismo e até mesmo de violência, onde equipamentos como pias e torneiras e bebedouros eram danificados. Com o projeto, nós identificamos justamente o contrário, porque a comunidade passa a frequentar e a entender que aquele espaço também é dela”, explicou.

Coordenadora do programa Escola Viva na Escola Municipal Rio Branco, Caroline Guimarães de Melo também destaca outros benefícios, também previstos na ideia original do programa. “É muito satisfatório ver que a comunidade segue ocupando esse espaço, que é muito mais que uma oportunidade de lazer, mas um exercício de vivência em comunidade”, aponta.

Para o Diretor da Barão do Rio Branco, Francisley Gaudino da Silva, ver a escola cheia inclusive no fim de semana consiste em grande satisfação. “Temos no programa Escola Viva a realização de um sonho, que é ver a comunidade integrada com a escola. No contexto pedagógico isso é muito positivo, mas no familiar os ganhos também são muito positivos. E temos resultados muito bonss desde que este projeto foi implantado”, conclui.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile