Início Notícias Campanha contra a Influenza imunizará mais de 600 mil pessoas em MS

Campanha contra a Influenza imunizará mais de 600 mil pessoas em MS

0

28/04/2015 09h17

O objetivo é atingir 661 mil pessoas dentro do público-alvo, sendo a meta de 80% deste total.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) inicia no dia 9 de maio a Campanha de Imunização contra a Influenza. A campanha segue até o dia 22 de maio, tendo deu dia de mobilização (Dia D) no dia 9 de maio. O objetivo é atingir 661 mil pessoas dentro do público-alvo, sendo a meta de 80% deste total.

Integram o público-alvo: idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, indígenas, crianças de 6 meses e menores de 5 anos de idade, população carcerária, funcionários de estabelecimentos prisionais, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas.

Todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem se dirigir aos postos de saúde com o cartão de vacinação. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar também prescrição médica no ato da vacinação. Aqueles pacientes que já fazem parte de programas de controle das doenças crônicas do SUS, devem se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receber a vacina.

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Também é importante lembrar que mesmo pessoas vacinadas devem procurar imediatamente o médico ao apresentarem os sintomas da gripe, especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações da doença. A medida tem como objetivo possibilitar ao médico avaliar a necessidade de prescrever os antivirais específicos para a gripe, disponíveis de forma gratuita nas unidades da rede pública.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastro-intestinais, dor muscular intensa e prostração.

Sair da versão mobile