Início Notícias Cidades Solenidade marca homenagem aos prefeitos dos cem anos de Três Lagoas

Solenidade marca homenagem aos prefeitos dos cem anos de Três Lagoas

0

22/07/2015 08h55

Ex-prefeitos e familiares receberam as moções de congratulação

Emerson Corrêa/A Tribuna News

Com um clima de muita emoção e de gratidão aos homens e mulheres que administraram Três Lagoas, em seu primeiro centenário, foi realizada sessão solene, na noite de segunda-feira (20), na Câmara Municipal, com a concessão de moções de congratulação a ex-prefeitos vivos e in memoriam, por meio de seus familiares. Por proposição dos vereadores Tonhão, Marcus Bazé e Gilmar Garcia, foram homenageadas 21 personalidades, sendo que ainda serão enviadas moções para os ex-prefeitos ou familiares que não puderam comparecer à solenidade.

A banda musical Cristo Redentor se apresentou na abertura da sessão solene, realizada pelos vereadores. A mesa de honra foi formada pelos vereadores Tonhão, Gilmar Garcia e Marcus Bazé, proponentes da honraria, juntamente com o presidente da Câmara, Jorginho do Gás, a prefeita Márcia Moura, a senadora Simone Tebet, o deputado estadual Eduardo Rocha, o major Nélio Moura Bertolino, comandante da 2ª Cia de Infantaria, o tenente-coronel Wilson Sérgio Monari, comandante do 2º Batalhão da PM e o major Leonardo Congro, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de MS, coronel Esli Ricardo de Lima. Os vereadores Jorge Martinho, Gil do Jupiá, Marisa Rocha, Idevaldo Claudino e Adão Alves também prestigiam a solenidade.

O ex-vereador Luiz Eduardo Congro, representando os familiares dos homenageados já mortos, fez pronunciamento, destacando as dificuldades que enfrentaram os ex-prefeitos para alçar a cidade ao nível de hoje e solicitou que as atuais autoridades trabalhem ainda mais pelo futuro das crianças.

O ex-prefeito Antônio João Campos de Carvalho falou em nome dos ex-prefeitos presentes, destacando que todos plantaram lágrimas e esperanças na condução da cidade, sempre com a intenção de assumir as responsabilidades a que foram chamados.

Propositor da solenidade, o vereador Gilmar Garcia disse que a noite não era só de homenagem às lideranças que comandaram Três Lagoas, mas de agradecimento a todos.

O vereador Marcus Bazé, também proponente das moções, ressaltou a gratidão às pessoas que se doaram, muitas vezes enfrentando problemas de grande proporção, buscando o bem de Três Lagoas.

Para o vereador Tonhão, este foi um dos momentos mais importantes em seus 11 anos como homem público, pois resgata o reconhecimento aos 37 homens e mulheres que governaram os destinos da cidade. Ele frisou que a cidade passou por fases e continua trilhando o caminho do desenvolvimento. Para ele, vivenciar o centenário é um fato histórico que será lembrado no futuro. Segundo disse, os ex-prefeitos, a prefeita e familiares fizeram a diferença, motivo pelo que qual agradeceu a todos pelo que foi feito e pelo que será feito.

“Hoje, Três Lagoas exerce a gratidão, em nome da população de Três Lagoas, a todos que fizeram a história”, afirmou o deputado estadual Eduardo Rocha. Ele desejou prosperidade ao município e disse que a responsabilidade na condução da vida pública faz a diferença.

A senadora e ex-prefeita Simone Tebet agradeceu a homenagem para ela e para seu pai, Ramez Tebet, dizendo que tem orgulho de viver o centenário. “Nós passaremos, mas nossa cidade estará firme, progressista e com capacidade para gerar emprego e renda para nossos filhos e netos”. Para ela, a solenidade engrandeceu a Câmara de vereadores, que representa, democraticamente, 100% dos filhos de Três Lagoas. “Quando a Câmara homenageia os primeiros prefeitos, aqueles que construíram as primeiras casas, os primeiros comércios, plantaram as primeiras árvores, ela (a Câmara) diz que a memória é importante, mas mostra que reconhecer as pessoas em vida é especial”, afirmou.

A prefeita do centenário, Márcia Moura, falou aos homenageados, lembrando das dificuldades de terem o nome colocado em público, sofrendo críticas, quando se quer fazer tantas coisas boas e se enfrenta dificuldades. Ela falou, mais uma vez, do processo de desenvolvimento e na luta para atrair investimentos, como os R$ 16 bilhões que estão sendo empregados em fábricas e agradeceu à oportunidade de servir a cidade e que, apesar da crise, as famílias têm emprego para seu sustento. Márcia Moura lamentou a redução das obras e as festas modestas no centenário, devido ao cenário econômico. “Se Três Lagoas é uma cidade diferenciada, deve um pouco a cada um dos senhores. Cada um fez sua parte da forma que pode”, disse. A prefeita agradeceu aos vereadores pelo apoio e pela aprovação dos projetos de lei importantes para o município.

O presidente da Câmara e da sessão solene, Jorginho do Gás, afirmou que os vereadores têm a função de fiscalizar e legislar, mas também de fazer justiça que é o que fizeram, ao homenagear os prefeitos que construíram a história de Três Lagoas. Ele agradeceu os vereadores que o elegeram para a presidência da Câmara, neste ano do centenário.

O vereador Beto Araújo e o deputado Ângelo Guerreiro, que não puderam se fazer presentes, enviaram ofícios parabenizando os homenageados.

Confira o nome dos homenageados:

OCTÁVIO SIGEFREDO RORIZ (in memoriam),
Prefeito de Três Lagoas, no período de 20 de janeiro de 1935 a de dezembro de 1936

MIGUEL NUNES (in memoriam)
Prefeito de janeiro de 1937 a de 15 dezembro de 1937 e fevereiro de 1951 a dezembro de 1954

ROSÁRIO CONGRO (in memoriam)
Prefeito de agosto de 1941 a de outubro de 1945 e janeiro de 1946 a outubro de 1947, por sua dedicação em fomentar o

MARCOLINO CARLOS DE SOUZA (in memoriam),
Prefeito no período de novembro de 1947 a janeiro de 1951

DULCINDO DA COSTA DIAS (in memoriam),
Prefeito no período de janeiro de 1955,

RANULPHO MARQUES LEAL (in memoriam),
Prefeito de Três Lagoas no período fevereiro de 1955 a janeiro de 1959

FRANCISCO LEAL DE QUEIROZ,
Prefeito de fevereiro de 1959 a janeiro de 1963

JOÃO DANTAS FILGUEIRAS (in memoriam),
Prefeito de Três Lagoas, no período fevereiro de 1963 a maio de 1964 e, depois, de dezembro de 1964 a janeiro de 1967 e fevereiro de 1970 a dezembro de 1972

PATROCÍNIO DE SOUZA MARINHO (in memoriam),
Prefeito de maio a agosto de 1964

MICHEL THOMÉ (in memoriam),
Prefeito de fevereiro de 1967 a janeiro de 1970

IRMAN FERRAZ CORRÊA,
Prefeito no período de janeiro de 1973

HÉLIO CONGRO (in memoriam),
Prefeito de 1º de fevereiro de 1973 a 2 de maio de 1975

RAMEZ TEBET (in memoriam),
Prefeito de 3 de maio de 1975 a 5 de agosto de 1978

ALTAIR CABRAL TRANIN (in memoriam),
Prefeito de 5 de agosto de 1978 a 4 de julho de 1979

LUCIO QUEIROZ MOREIRA,
Prefeito de 5 de julho de 1979 a 6 de outubro de 1982

JOSÉ LOPES,
Prefeito de Três Lagoas de 7 de outubro de 1982 a 7 de abril 1985

ANTONIO JOÃO CAMPOS DE CARVALHO,
Prefeito de 1º de janeiro de 1986 a 31 de dezembro de 1988

MIGUEL JORGE TABOX (in memoriam),
Prefeito de Três Lagoas de 1º de janeiro de 1989 a 31 dezembro de 1992

ISSAM FARES (in memoriam)
Prefeito de Três Lagoas no período de 1º de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2004

SIMONE NASSAR TEBET,
Prefeita de Três Lagoas, no período de 1º de janeiro de 2005 a 31 de março de 2010

MARCIA MOURA
Prefeita de abril de 2010 até a data atual

Assessoria de Imprensa

Fotos: Emerson Corrêa“/>

Sair da versão mobile