Início Notícias Militares do Rio de Janeiro traçam estudo estratégico de Mato Grosso do...

Militares do Rio de Janeiro traçam estudo estratégico de Mato Grosso do Sul

0

30/08/2015 09h16

Segundo o relator do grupo, coronel Josias Pedrotti, o aprendizado vai servir de base para executar planejamentos militares.

Um grupo de 23 oficiais alunos e quatro oficiais instrutores da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), do Rio de Janeiro, está em Campo Grande, nesta sexta-feira (28), para fazer um estudo estratégico de Mato Grosso do Sul. Os militares passaram pela governadoria e assistiram palestras dos secretários de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, e de Justiça e Segurança Pública, Silvio Maluf.

As boas-vindas ao grupo foram dadas pelo governador Reinaldo Azambuja, que fez uma breve explanação sobre o cenário socioeconômico de Mato Grosso do Sul. Logo em seguida vieram as palestras dos secretários. Riedel falou sobre a estruturação, planejamento e compromissos do Estado; Verruck explicou sobre as estratégias de promoção de Mato Grosso do Sul, desenvolvimento, logística e infraestrutura; Maluf apresentou a integração dos trabalhos das polícias estaduais, no âmbito interno e externo (com as forças policiais federais), e discorreu sobre a criminalidade e os movimentos sociais.

Segundo o relator do grupo, coronel Josias Pedrotti, o aprendizado vai servir de base para executar planejamentos militares. “Esses são oficiais que estão terminando um curso do Estado-Maior que visa assessorar nossos chefes militares nos mais altos níveis. A ideia é justamente aprender a dinâmica dessa parte do Brasil, no Mato Grosso do Sul, tanto do ponto de vista econômico, político, social e campo militar”, explicou.

Os oficiais do Exército que estão em Campo Grande devem seguir para a região de fronteira do Estado para mais estudos. Ainda de acordo com Pedrotti, outros grupos de alunos do Eceme estão nas regiões Nordeste e Sul do Brasil para realizar o mesmo trabalho. Ao final desta etapa de capacitação, todos se reúnem no Rio de Janeiro para análise dos ensinamentos obtidos durante as viagens.

Sair da versão mobile