Início Notícias Estudantes contam com reforço de curso para ingresso na Educação Superior

Estudantes contam com reforço de curso para ingresso na Educação Superior

0

24/10/2015 15h48

Estudantes contam com reforço de curso estadual gratuito para ingresso na Educação Superior

Em 2015, as aulas do Cies começaram em março para 4 mil pessoas, em 60 escolas de 35 municípios do Estado.

Neste fim de semana, 24 e 25 de outubro, estudantes de todo o País participarão do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Substituindo o vestibular, o Enem é hoje a principal forma de acesso às Universidades Federais e fundamental para quem pretende uma bolsa de estudos pelo ProUni ou financiamento estudantil pelo Fies.

Em Mato Grosso do Sul, os estudantes que vislumbram um ingresso na universidade por meio do Enem contam com o apoio do Curso Estadual Preparatório para o Ingresso no Ensino Superior (Cies). O Cies é um curso totalmente gratuito, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (SED), focado nas provas do Enem.

Em 2015, as aulas do Cies começaram em março para 4 mil pessoas, em 60 escolas de 35 municípios do Estado. Em Campo Grande, a Escola Estadual Joaquim Murtinho oferece o cursinho para 150 estudantes, nos períodos vespertino e noturno.

Na semana que antecede o Enem, a EE Joaquim Murtinho realizou um simulado, com objetivo de testar os conhecimentos dos estudantes e ainda ter tempo de esclarecer as dúvidas antes do Enem. “Os professores organizam um plantão de dúvidas nos dois dias que antecedem as provas do Enem, para que os estudantes façam a correção de seus simulados”, explica a coordenadora Ana Maria Pessoa Ortiz.

Manoel Silvério Neto, 21 anos, é dos mais empenhados na correção e está focado no Enem para conquistar uma vaga na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no curso de Educação Física. “Quando vi na internet a informação sobre o cursinho eu me interessei porque era de graça e ouvi falar muito bem dele. Estou muito focado nas aulas, os professores têm me ajudado e, com o apoio da família, também estou estudando em casa para o Enem”, conta.

Colega de Manoel, Lecirla Fernandes Benites está de volta à escola depois de 40 anos. “Com duas filhas formadas e encaminhadas, eu decidi voltar e fazer o Enem para cursar Artes Visuais. Antes eu era tímida para conversar e agora, depois das aulas, com tudo o que aprendi, estou com mais argumentos e me sinto mais segura”, destaca.

Para as provas deste fim de semana, o professor de Física Bruno de Andrade Martins explica que não há segredo, basta manter a calma. “Sempre digo que é importante respirar fundo, ler as questões com calma e não ter pressa para fazer as questões, mas se perceber que está com dificuldade em alguma, às vezes é melhor passar a próxima e deixar aquela para o fim”, orienta.

Enem 2015

Dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela execução do Enem, apontam que mais de 7,7 milhões de estudantes, em todo o Brasil, tiveram suas inscrições confirmadas. Em Mato Grosso do Sul, os portões de acesso serão abertos às 11 horas e fechados ao meio-dia. Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar na sala de provas até que seja autorizado seu início, às 12h30, após procedimentos de verificação de segurança, sob pena de eliminação do exame.

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escola cada, e uma redação. Neste sábado (24), serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com quatro horas e meia de duração. No domingo (25), serão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com cinco horas e meia de duração.

Sair da versão mobile