Início Notícias Cidades Associação de proteção AMEMAIS promove vacinação gratuita

Associação de proteção AMEMAIS promove vacinação gratuita

0

22/11/2015 07h20

Associação de proteção AMEMAIS promove vacinação gratuita contra cinomose

Serão distribuídas mil doses para imunizar somente cães saudáveis

A associação AMEMAIS, em parceria com o Fórum Nacional de Proteção Animal, promove campanha de vacinação gratuita contra a cinomose, no domingo, dia 29 de novembro, na escola Parque São Carlos. Segundo o presidente da ONG, Beto Araújo, esta é uma doença de difícil tratamento, levando a óbito cerca de 90% dos cães acometidos, e a campanha abre a possibilidade de proteção aos animais.

Serão disponibilizadas mil doses, sendo atendidos por ordem de chegada. O atendimento será das 8h às 16h, na escola Parque São Carlos, localizada na rua Irmãos Cameshi, 688. É necessário que o animal esteja em bom estado de saúde.

O que é a cinomose?

Segundo informações do site www.blupet.com.br, a cinomose é uma doença que atinge especificamente os cães. O vírus tem um grau elevadíssimo de contágio, pois pode sobreviver nos ambientes – principalmente frios e secos – por um longo período de tempo. Já nos locais quentes e úmidos tem em média um mês de sobrevivência. Como é um vírus “invisível”, a prevenção é a melhor forma de evitá-lo. A doença atinge vários órgãos do animal e, na maioria dos casos, leva à morte.

Os primeiros sintomas da doença

Há vários sinais clínicos da cinomose canina e nem todos os cães apresentam todos eles. No geral, o bichinho começa a ter secreção ocular, pústulas na barriga e no focinho e, em alguns casos, para de comer. Depois, começa a ficar cambaleante, não consegue andar em linha reta direito e começa a ter espasmos musculares, principalmente na perninha. Quando chega a essa fase, na qual o pet tem espasmos, é porque o vírus já chegou ao sistema nervoso, ou seja, o animal já está na pior fase da doença.

Formas de prevenção

A vacinação é a principal forma de prevenção, sendo que o esquema de aplicação das doses deve ser discutido com um profissional. Além disso, pessoas que tiveram um animal com cinomose em casa não devem ter outro cão por 6 meses. O local deve ser todo lavado com água sanitária, para ajudar a diminuir a quantidade de vírus existente. Pratos, forros e camas do animal doente não devem ser usados por outros cães. Outra forma de prevenir a cinomose é evitar que o cachorro fique na rua em contato com outros animais antes de receber as doses para evitar a infecção.

Sair da versão mobile