Início Notícias Secretaria de Educação se une à Secretaria de Saúde no combate ao...

Secretaria de Educação se une à Secretaria de Saúde no combate ao mosquito

0

29/01/2016 12h34

Secretaria de Educação se une à Secretaria de Saúde no combate ao mosquito Aedes aegypti

Na primeira semana de janeiro, MS registrou 2.133 casos de dengue e, na terceira semana, este número subiu para 8.269 casos confirmados.

“Estamos em guerra contra o mosquito Aedes aegypti”. A frase foi dita pela superintendente-geral de Gestão do Trabalho e Educação na Secretaria de Estado de Saúde (SES), Maria de Fátima Meinberg Chead, nesta quinta-feira (28), dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que o zica vírus, apontado como responsável pelo nascimento de bebês com microcefalia, se propaga de maneira “explosiva” nas Américas e deve infectar 1,5 milhão de pessoas no Brasil.

Fátima, que coordena a “Sala de Situação”, criada pelo Governo de Mato Grosso do Sul para combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, esteve esta tarde na Secretaria de Estado de Educação (SED) para mobilizar e envolver os servidores na campanha contra o Aedes aegypti. “Contamos com a SED para a mobilização das escolas, de alunos, associação de pais e o entorno da escola. Estamos buscando, também, experiências exitosas que as escolas podem desenvolver e divulgar”, explica.

Na primeira semana de janeiro, Mato Grosso do Sul registrou 2.133 casos de dengue e, na terceira semana, este número subiu para 8.269 casos confirmados. “É preciso uma integração entre o poder público e a sociedade. Estamos em guerra contra o mosquito”, afirma. Para combater o mosquito Aedes aegypti é preciso acabar com os criadouros, realizando ações simples, mas muito eficazes como embalar e descartar corretamente o lixo, lacrar as caixas d’água, colocar areia nos pratinhos de planta e não acumular sujeira ou outros materiais.

A Secretaria de Estado de Educação está nesta guerra e realiza nesta segunda-feira (1º), no estacionamento, o lançamento da campanha “Vamos apagar o mosquito”, às 7h40. “Vamos identificar e acabar com os possíveis criadouros no mosquito, começando na SED e depois expandindo para as escolas e os outros órgãos do Parque dos Poderes”, destaca Josimário Teotônio Derbli da Silva, secretário-adjunto de Estado de Educação.

Na próxima semana, a secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Cecilia Amendola da Motta, apresentará a experiência sul-mato-grossense no combate ao mosquito Aedes aegypti na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação (Secadi/MEC), em Brasília. “Toda sociedade passa pela escola. Todos têm um filho, um neto, um sobrinho estudando. Na escola que podemos fazer um grande movimento, muito sério, com o engajamento da comunidade escolar. Este Brasil é muito grande e precisamos incluir o maior número de pessoas neste movimento contra o mosquito”, finaliza.

Sair da versão mobile