Início Notícias Economia Como economizar energia elétrica com o fim do horário de verão

Como economizar energia elétrica com o fim do horário de verão

0

24/02/2016 17h17

Saiba como economizar energia elétrica mesmo com o fim do horário de verão

É possível tomar medidas para que a economia de energia elétrica continue a ser feita

No dia 21 de fevereiro, domingo passado, diversos estados brasileiros tiveram uma mudança em seu horário oficial. Entre eles, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, assim como o Distrito Federal. A alteração consiste no fim do horário de verão, ou seja, o sábado teve uma hora a mais, já que todos os relógios foram atrasados em uma hora.

A medida tem como objetivo aproveitar os dias maiores do verão para economizar energia elétrica, usando, por exemplo, mais da iluminação solar, evitando ao máximo o uso de eletricidade. No entanto, também é possível tomar medidas para que a economia de energia elétrica continue a ser feita em sua casa, escritório ou demais ambientes onde você fica diariamente.

**Cuide do seu ar-condicionado*8

Escolher o modelo de ar-condicionado ideal para o seu ambiente não é o único passo para conseguir mais economia em sua conta de luz. É importante que ele seja limpo com frequência, pois um aparelho sujo ou desregulado de outras formas pode gastar até 20% de energia a mais.

Quando for usar o ar-condicionado, não se esqueça de fechar as janelas e, de preferência, as cortinas, pois a luz solar ajuda a aumentar a temperatura do ambiente.

Use iluminação natural
Se você não for usar o ar-condicionado, aproveite para usar a iluminação natural o máximo de tempo possível. Nos dias mais amenos, deixe as janelas abertas, pois, além de evitar que você use outros equipamentos, isto permitirá que sua qualidade de vida aumente, diminuindo as chances de adquirir uma doença viral, como gripe, por exemplo.

Quando não puder usar a iluminação natural, utilize lâmpadas mais econômicas. Dê preferência para as lâmpadas de LED, pois elas consumem menos energia e não esquentam, mantendo a sensação de conforto durante os dias e noites mais quentes.

Verifique a segurança das instalações elétricas
Fique atento com a quantidade de itens ligados às tomadas e como anda a estabilidade da sua rede elétrica. Se a energia costuma cair com frequência, isto pode ser um sinal de que tem algum equipamento puxando força demais.

Tome cuidado com extensões e outros itens que permitem vários objetos ligados na mesma tomada, pois nem sempre eles indicam uma economia maior, além de colocarem em risco a sua segurança. Veja se as tomadas estão aquecidas quando algo está ligado. Isso significa que energia elétrica está sendo desperdiçada, além de demonstrar que você pode estar em risco.

Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile