Início Notícias Pensamentos Excelsos do dia

Pensamentos Excelsos do dia

0

25/02/2016 05h53

Vejam o sentido do verbo amar

Pensamentos e poesias sublimes para elevar a alma e levar à reflexões

Gramaticalmente o verbo “amar” é transitivo direto. Já Mário de Andrade, escritor brasileiro (1893/1945), dizia que é intransitivo. Hermínio C. de Miranda,1 afirma que é também verbo defectivo. Tanto a gramática, como Andrade e Miranda estão certos, embora – paradoxalmente – estejam dizendo coisas diferentes… Tudo depende do ponto de vista.

Ainda com relação ao verbo “amar”: trata-se gramaticalmente de verbo transitivo direto porque ele exprime uma ação que passa ou transita do sujeito a um objeto direto. Andrade está certo porque ele – figurativamente – pode ser intransitivo, vez que o amor é algo que podemos sentir independentemente de qualquer ação.

É defectivo, conforme acerto de Miranda, porque não pode ser conjugado no passado, pois o amor sempre “é” e nunca “foi”, pois quem ama nunca deixa de amar. Quando alguém diz que “deixou” de amar, na verdade nunca amou realmente, mas simplesmente deixou-se levar por sentimentos de posse, ou desbordou-se pelas tredas malhas da paixão ou coisa que o valha; o que equivale a dizer: sentiu tudo menos amor no sentido lato.
(Carlos Fernandes)

1.Hermínio Correa de Miranda, escritor brasileiro Seu primeiro livro, Diálogo com as sombras, foi publicado em 1976. Depois vieram mais trinta títulos. A maioria se tornou best-seller e seus direitos autorais foram cedidos a instituições filantrópicas. Hermínio é um respeitado pesquisador, e escritor.

Colaboração do Carlos Fernandes; Economista, Bel em Direito, Téc. Contábil, Escritor, Pensador, Poeta e Colunista

Sair da versão mobile