Início Notícias Prefeitura cobra trabalhadores de Mariana na reconstrução do município

Prefeitura cobra trabalhadores de Mariana na reconstrução do município

0

19/06/2016 09h06

Acordo prevê investimentos de R$ 20 bilhões ao longo de 15 anos

A prefeitura de Mariana (MG) informou que irá notificar a mineradora Samarco por descumprir o acordo que prevê a contratação de trabalhadores do município para a realização de intervenções na cidade. Na sexta-feira (17), o prefeito Duarte Júnior visitou obras que vem sendo realizadas no distrito de Cláudio Manoel e questionou as atividades de uma empresa de outro município.

Segundo a prefeitura, a utilização de mão de obra local nas obras da Samarco é uma das cláusulas do acordo realizado entre a mineradora, suas acionistas Vale e BHP Billiton, o governo federal e os governos de Minas Gerais e Espírito Santo.

Homologado pela Justiça, o acordo prevê investimentos de R$20 bilhões ao longo de 15 anos e tem como objetivo reparar os danos causados pelo rompimento da barragem da Samarco no distrito de Bento Rodrigues, em novembro do ano passado. Apontado como maior tragédia ambiental do Brasil, o episódio causou 19 mortes, deixou diversos desalojados, provocou destruição de vegetação nativa e levou poluição à Bacia do Rio Doce.

Radioagência Nacional



Sair da versão mobile