Início Notícias Variedades Saiba quais alimentos não devem ser colocados no freezer

Saiba quais alimentos não devem ser colocados no freezer

0

30/07/2016 11h50

O equipamento é um dos recursos mais eficientes no mercado

Um dos cômodos mais importantes da casa é a cozinha. Nele você irá preparar as refeições do seu dia a dia e, muitas vezes, essa tarefa se torna muito prazerosa. Para isso, é muito importante que os equipamentos contidos nela sejam eficientes e de qualidade, além do fato de que você precisa tomar alguns cuidados necessários em relação aos alimentos.

Um dos itens essenciais é o freezer. Ele é capaz de congelar certos produtos a uma temperatura adequada e conservá-los por mais tempo. O equipamento é um dos recursos mais eficientes no mercado e pode ser encontrado em diversas lojas especializadas, com especificações, tamanhos e modelos diferentes. Escolher um freezer ideal para sua casa é garantir que seus alimentos estejam sempre conservados da melhor maneira para serem consumidos.

Entretanto, você sabe quais são os itens que você escolheu que podem ser congelados? Especialistas na área afirmam que diversos alimentos podem acabar perdendo suas propriedades após serem congelados.

Saiba quais itens que não podem ser congelados

Nem todos os produtos alimentícios podem ser congelados, pois não irão resistir ao frio e sua textura, sabor e propriedades nutricionais podem ser alterados. O iogurte e a maionese, por exemplo, quando colocados no freezer irão obter uma aparência de talhado, pois suas composições irão se separar se colocados no frio.

O ovo cru também é outro item que não pode ser congelado inteiro, por conta de sua casca que pode estourar. Porém, a clara e a gema podem ser colocadas no freezer sem problemas, desde que você tenha alguns cuidados necessários, como colocar a clara em um saco e a gema, que precisa ser batida com meia colher de chá de açúcar ou sal, colocada em outro saco plástico.

Evite também congelar batatas que já foram cozidas, pois elas irão absorver água, amolecer e escurecer com o tempo. O recomendado é que você frite ou prepare um purê antes de colocar no frio. Legumes e verduras, como tomate cru, rabanete e pepino também não dão certos congelados. Folhas verdes murcham, mudam de cor e sabor, e amolecem no freezer, mas folhas usadas para temperar, como coentro e salsinha, podem ser congeladas.

Algumas frutas mais delicadas, como pêra, manga e banana, por exemplo, podem ter suas cores alteradas se colocadas em baixas temperaturas. Por isso, elas só poderão ser colocadas no freezer se estiverem cozidas, em forma de purê ou em calda.

Alimentos que podem ser colocados no freezer

Se armazenados de forma de correta e com o tempo adequado, itens como pães, bolos e salgadinhos podem ser colocados no freezer sem problemas. Os pães só podem ser armazenados congelados de 4 a 6 meses. Já os salgadinhos, quando estão fritos, duram aproximadamente 3 meses e, sem fritar, 6 meses. Os bolos que estiverem decorados, devem permanecer no freezer por 3 meses, já os mais simples podem ficar de 8 a 10 meses tranquilamente.

Lembre-se de ficar atento, procure sempre anotar a data em que cada item foi congelado e coloque em um lugar visível. Dessa forma, você evita esquecimento e que os alimentos estraguem.

Assessoria

Sair da versão mobile