Início Notícias Meirelles defende que PEC 241 vai trazer mais confiança à economia

Meirelles defende que PEC 241 vai trazer mais confiança à economia

0

22/10/2016 17h40

Proposta de Emenda à Constituição estabelece um teto de gastos públicos para os próximos 20 anos

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, diz estar confiante na aprovação da PEC 241 pelo Congresso Nacional. A Proposta de Emenda à Constituição estabelece um teto de gastos públicos para os próximos 20 anos, inclusive em áreas como saúde e educação.

O ministro falou sobre a PEC durante um evento organizado por empresas do setor de infraestrutura em São Paulo, nessa sexta-feira (21), e afirmou aos empresários no local que a única alternativa às reformas seria a manutenção da inflação e o aumento da carga tributária. O ministro também mandou um recado para os parlamentares que discutem, nesse momento, o orçamento de 2017.

Segundo o relator do orçamento, o deputado Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, o Congresso Nacional teria que fazer um corte de R$ 14 bilhões no orçamento para atender à nova regra. Medida que dificultaria a apresentação de emendas parlamentares. Para Meirelles, com a PEC, os parlamentares vão ter que discutir prioridades.

Para o ministro, a aprovação da PEC vai trazer mais confiança à economia, uma vez que deve romper o ciclo de crescimento dos gastos públicos associado ao crescimento do Produto Interno Bruto do país.

Quanto às críticas de que a redução da taxa básica de juros da economia pelo Banco Central teria sido menor que a esperada, Meirelles fez questão de reforçar a ideia de autonomia do banco na decisão.

Na última quarta-feira o Banco Central reduziu a taxa básica da economia de 14,25% ao ano para 14%. Analistas do mercado chegaram a prever um corte de meio ponto percentual.

Radioagência Nacional



Sair da versão mobile