Início Notícias Cidades Alerta à população para os riscos de produtos perecíveis vendidos ilegalmente

Alerta à população para os riscos de produtos perecíveis vendidos ilegalmente

0

29/06/2017 16h31

O Serviço de Fiscalização de Alimentos da Coordenadoria de Vigilância Sanitária da SESAU (SEFAL/CVSA) emitiu um alerta sobre os riscos do consumo de produtos perecíveis que estão sendo comercializados ilegalmente em vias públicas de Campo Grande.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Arivaldo Moreira Oliveira, há cerca de um mês o serviço tem recebido inúmeras denuncias com relatos de que pessoas estariam comercializando pizzas semiprontas, entre outros produtos com procedência duvidosa, em semáforos e avenidas da Capital, o que fere resolução municipal e as normas Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conforme a nota expedida pelo SEFAL/CVSA, as referidas pizzas são produtos clandestinos, pois não há nenhuma informação sobre sua origem e são produzidos sem nenhum tipo de inspeção, em locais desconhecidos e, portanto sem nenhuma garantia de manipulação segura durante a produção das mesmas.

A nota esclarece ainda que as pizzas são produzidas com matéria-prima perecível, de origem animal e que exigem conservação sob temperatura de refrigeração ou congelamento.

O consumo deste produto poderá causar toxiinfeções graves, com sintomas de náuseas, vômitos, diarreia, cólicas, intestinais, levando a desidratação grave, principalmente em crianças e idosos, podendo levar ao óbito.

Segundo o chefe do setor, as fiscalizações e recolhimento deste tipo de produto foram iniciadas dia (27) e devem se estender ao longo do mês através de ações programadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semadur).

CG Notícias

Sair da versão mobile