Início Notícias Cidades Parceria garante aulas de empreendedorismo ao Instituto Mirim

Parceria garante aulas de empreendedorismo ao Instituto Mirim

0

14/07/2017 18h19

CAMPO GRANDE/MS – Todos os alunos do Instituto Mirim de Campo Grande terão, a partir deste semestre, aulas de empreendedorismo. Para isso, os professores do IMCG serão capacitados por instrutores do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS), que repassarão o conhecimento aos estudantes.

O termo de compromisso entre as instituições foi firmado nesta quinta-feira (13) e terá duração de um ano e meio. A finalidade é difundir e fomentar a cultura empreendedora nos estudantes da instituição.

Os professores serão capacitados em: “Crescendo e Empreendendo” e “Disciplina de Empreendedorismo”. A primeira capacitação terá 23 horas aulas e acontecerá no fim deste mês. Já a segunda capacitação são 48 horas aula e será ministrada a distância, pela internet, pelo Sebrae Nacional.

A partir desses conhecimentos, os professores repassarão o que aprenderam a 1,5 mil alunos do IMCG. Sendo que: a primeira turma (500 alunos) recebe a instrução ainda neste semestre. Os demais alunos estudarão o conteúdo durante o primeiro e segundo semestre de 2018.

A iniciativa foi idealizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia (Sedesc). Para o titular da pasta, Luiz Fernando Buanain, formar empreendedores é pensar no futuro do País.

“A partir do know how do Sebrae nesta área do empreendedorismo, buscamos essa parceria para levar essa oportunidade até o Instituto Mirim. Com a introdução do tema na grade de conhecimento desses jovens, a entidade poderá formar um banco de talentos. E, com isso, a sociedade terá acesso a uma nova geração de empreendedores. O resultado disso é um Brasil mais desenvolvido, onde se cria renda e emprego”, justifica Buainain.

Ao assinar o termo de compromisso, a diretora técnica do Sebrae, Maristela França falou que a parceria vai ao encontro da missão da instituição. _MG_8110″Promover o empreendedorismo no Brasil é imprescindível quando se fala no presente e futuro da nossa juventude. Estamos em um momento em que o mundo mudou o conceito de empregabilidade. Há um tempo os jovens tinham um mercado mais promissor, mas hoje é diferente. A parceria é inédita no País e sem dúvida é uma oportunidade ímpar já que vamos trabalhar não apenas a questão técnica do empreendedorismo, as também o comportamento dessa geração para que tenham uma vida melhor no contexto de Brasil e de mundo”, comemora Maristela.

Na opinião deles

O mirim João Victor Seixas, de 17 anos, conta que durante seu curso o tema foi abordado de maneira vaga, mas que, caso o empreendedorismo fosse colocado para ele de maneira mais aprofundada, certamente teria tornado seu aprendizado ainda melhor.

“Estou cursando engenharia e no futuro penso em abrir meu escritório. Certamente que se eu fizesse parte dessas turmar que vão aprender sobre essa matéria na nova grade, seria muito mais fácil pra mim. Sem dúvida é uma oportunidade em tanto”, destacou.

Quem concorda com o João Victor é o jovem Matheus Ramos da Silva. Para ele, estudar essa nova temática vai garantir melhores e novas oportunidades no futuro.

“A gente já tem que pensar grande. Não é apenas fazer o curso para ser empregado. Porque não gerenciar um grande negócio ou abrir o meu? Aprender sobre empreendedorismo vai me ajudar a estabelecer metas e saber o melhor caminho para um futuro promissor”, pontua o mirim.

Atualmente, a grande curricular do Instituto Mirim de Campo Grande é aplicada com a seguinte metodologia: Qualificação Profissional – Auxiliar em Gestão Empresarial; Aprendizagem Profissional – Assistente Administrativo e Bases Curriculares – relações sociais e humanas; qualidade de vida e bem estar; marketing; planejamento, estratégias e organização empresarial; gestão de projetos, criatividade e inovação; português instrumental; redação empresarial; inglês instrumental; matemática comercial e financeira; informática comercial e psicologia social.

CG Notícias

Sair da versão mobile