Início Notícias Variedades Dicas para viajar com segurança nas férias

Dicas para viajar com segurança nas férias

0

18/10/2017 18h14

Com o final do ano e as tão desejadas férias próximos, é importante pensar em como viajar com segurança, principalmente se o passeio for feito de automóvel. Confira essas dicas e faça um bom passeio:

Pneus

Andar com os pneus carecas pode colocar em risco a segurança de todos os passageiros. Para evitar riscos, observe se eles estão desgastados, assim como a situação do step. De acordo com o Código Nacional de Trânsito, os pneus devem ter pelo menos 1,6 mm de profundidade. Também é necessário que os pneus estejam calibrados corretamente, conforme recomendações do fabricante.

Água e óleo

Antes de pegar a estrada, observe se a água e o óleo estão nos níveis adequados e, se necessário, complete. A água é necessária para manter a temperatura do veículo e evitar o superaquecimento, enquanto o óleo ajuda a lubrificar o motor.

Sistema elétrico

É importante ainda observar se a bateria, os faróis e desembaçadores estão funcionando adequadamente. Caso tenha dúvidas ou precise fazer algum reparo, procure um mecânico o quanto antes.

Equipamentos

Lembre-se de levar todas as ferramentas e equipamentos que eventualmente possa precisar, como macaco, triângulo, chave de roda, chave de fenda, fusíveis, lâmpadas e o kit de primeiros socorros.

Extintor de incêndio

Certifique-se que o extintor de incêndio está dentro da validade antes de sair de casa. Aproveite e leia como utilizá-lo, assim em uma emergência você já saberá quais procedimentos fazer.

Descanso

Sobretudo em viagens com mais de duas horas, é necessário estar bem descansado para dirigir na rodovia. Esse tipo de viagem exige atenção redobrada, e por isso vale a pena dormir ao menos 8 horas na noite anterior. Também é importante pensar em quais paradas você poderá fazer ao longo da estrada, para relaxar as pernas, usar o banheiro e se alimentar.

Carro novo

Para quem está pensando em trocar de carro e já pegar a estrada, vale considerar aquelas montadoras que oferecem benefícios, como manutenção econômica. Na Citroen, por exemplo, os motoristas de alguns modelos podem revisar o carro por apenas R$1,00 por dia (cerca de R$365,00 ao ano, que pode ser parcelado).

Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile