Início Notícias Saúde Campo Grande sedia ação da Campanha Coração na Batida Certa

Campo Grande sedia ação da Campanha Coração na Batida Certa

0

05/11/2017 21h22

  • Arritmias Cardíacas no Brasil: atinge 20 milhões de pessoas;

  • Morte Súbita: 320 mil mortes súbitas/ano em decorrências das arritmias cardíacas;

  • Fibrilação Atrial: tipo de arritmia cardíaca mais comum na população mundial;

  • Fibrilação Atrial: indivíduos com este tipo de arritmia estão cinco a sete vezes(²) mais propensos ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), devido a contração pouco eficiente dos átrios;

  • Fibrilação Atrial: aumento exponencial com o envelhecimento, atingindo quase 10% da população com mais de 80 anos de idade;

  • Fatores de risco da Fibrilação Atrial: hipertensão arterial, Diabetes Melittus, obesidade, apneia do sono, refluxo gasto-esofágico, excesso de consumo de álcool, doenças da tireoide e doenças estruturais do coração, principalmente o mau funcionamento de válvulas cardíacas;

  • Exercícios Físicos e incidência: a Fibrilação Atrial em indivíduos que praticam exercícios de alta performance, por longos períodos de tempo, é alta. A realização de mais de 1500 horas de exercício intenso aumenta em três vezes o risco de FA;

  • Segundo pesquisas, durante um seguimento médio de 10 anos, a chance de maratonistas desenvolverem FA foi quatro vezes maior do que indivíduos sedentários saudáveis da mesma faixa etária.

  • Nível moderado de atividade física reduz o risco de doenças em cardíacas, inclusive de arritmias. Exercícios físicos leve e moderados são altamente recomendáveis para todos os indivíduos, em particular para aqueles com sobrepeso e fatores de risco para doenças cardiovasculares.

São Paulo – 3º Novembro de 2017 – Em 2007, ainda que não existissem estatísticas confiáveis no Brasil quanto ao número de mortes súbitas decorrentes de arritmias cardíacas, na prática clínica muito se sabia dos inúmeros casos fatais. Mas em 2009, em parceria com o Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), entidade médica sem fins lucrativos e afiliada à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), divulgou a primeira pesquisa nacional, onde relacionou as arritmias cardíacas com morte súbita cardíaca: na época, 212 mil pessoas tiveram morte súbita, sendo 90% das causas por arritmia passível de ser tratada. Hoje, são estimadas em 230 mil mortes súbitas/ano.

“É por isso que a SOBRAC realiza ações ao longo do ano e enfatiza o alerta no dia 12 de novembro, data em que reiteramos a importância da educação para a prevenção, sobre a doença e como cada um pode manter o coração no ritmo certo”, explica a presidente da SOBRAC, a cardiologista Denise Tessariol Hachul.

Coração na Batida Certa: 10 Anos!

Em 2017, a SOBRAC comemora 10 anos de sua campanha nacional “Coração na Batida Certa”, quando cardiologistas e demais profissionais de saúde conscientizam a população por meio de diversas ações presenciais, no dia 12 de novembro – Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. A campanha, cujo cunho é essencialmente educativo, terá mais de 20 ações, que serão realizadas em diversas cidades de todas as regiões do País.

As ações são públicas e gratuitas, com treinamentos de demonstração para as técnicas de massagem de reanimação cardíaca e uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático), aferição de pressão arterial, exames de glicemia, teste de colesterol fracionado e medição da circunferência abdominal.

Ivan Lins apoia a Campanha de 2017

Para comemorar os 10 anos da campanha Coração na Batida Certa, a SOBRAC conta este ano com a participação do cantor e compositor Ivan Lins, que cedeu seus direitos autorais e de imagem para um Vídeo, onde alerta para a importância da prevenção e cuidados necessários para manter o ritmo cardíaco correto, além de incentivar exames periódicos com um cardiologista. O vídeo será exibido pela Rede Globo, dentro da programação cedida pela área de Responsabilidade Social da emissora.

O filme teve como conceito central a relação dos batimentos cardíacos com a música.

Não foi à toa a escolha de Ivan Lins como personalidade para os 10 anos da Campanha, dada sua forte influência no cenário da música internacional, sendo um dos artistas brasileiros mais gravados no exterior, com três prêmios Grammy Latino e que, depois da sua turnê internacional, atualmente percorre o país com o show 50 anos de música, ao lado do MPB4 e Toquinho.

Para a presidente da SOBRAC, a cardiologista Denise Tessariol Hachul, o filme faz uma associação ao ritmo, harmonia, compasso, melodia e frequência, tanto no que se refere aos estilos de vida e musicais de cada pessoa como o do coração na batida certa.

Arritmias Cardíacas:

Atualmente, estima-se que mais de 20 milhões de brasileiros têm algum tipo de arritmia cardíaca. Dentre os diversos tipos da doença, a Fibrilação Atrial é a arritmia cardíaca mais comum na população mundial.

Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile