Início Notícias Cidades Ações sociais da prefeitura facilitam acesso da população a diversos serviços

Ações sociais da prefeitura facilitam acesso da população a diversos serviços

0

12/11/2017 10h16

A Prefeitura de Campo Grande realizou duas ações sociais no sábado (11), nos bairros Chácara das Mansões e Vida Nova. As ações do “Nosso Bairro em Ação” e Ação Cidadã Campo Grande pelos Direitos Humanos levaram diversos serviços à população, que aproveitou para regularizar pendências adiadas por conta da correria das semanas de trabalho.

A moradora do Bairro Chácara das Mansões, Roseane Lopes, fez o Cadastro de Pessoa Física (CPF) de três filhos. “É algo bastante acessível. Nós moramos longe do Centro da cidade e é difícil pegar ônibus para fazer essas coisas. Isso é muito bom”, elogiou.

Daniela Soares da Conceição também aproveitou um dos mais de 50 serviços oferecidos. Ela foi até o Nosso Bairro em Ação para adotar dois filhotes de cachorro. “Quero muito adotar. Gosto de cachorro pequeno e quero muito dois cachorrinhos. Aqui vou ter essa oportunidade”, destacou.

A diretora da escola Darthesy Novaes Caminha, Osmarina Souza Aragão, também salientou a importância de eventos da prefeitura para a integração dos alunos com os pais. “É uma região distante da cidade e este tipo de ação é muito produtiva para pai, mãe e filho. Todos podem aproveitar o que estamos oferecendo”, avaliou.

O prefeito Marquinhos Trad ressaltou a necessidade de tornar os serviços mais acessíveis. “Nós estamos aproximando o equipamento público da população, que muitas vezes não consegue buscar um serviço durante a semana”, pontuou.

Os participantes tiveram acesso a atendimentos médicos, odontológicos, de Assistência Social, com cadastro único em programas sociais, encaminhamentos para o mercado de trabalho, corte de cabelo, oficina de brinquedos e vários outros serviços gratuitos.

“Todos os serviços que estamos levando são ofertados nas nossas secretarias, fundações e agências. Entretanto, muitas vezes, este cidadão tem dificuldade em usar o serviço por não saber onde procurá-lo ou não ter condições de ir até ao local onde ele é oferecido. A ação tem como objetivo resolver essas questões e facilitar a vida da comunidade”, explicou o subsecretário de Defesa dos Diretos Humanos, Ademar Vieira Junior, organizador da Ação Cidadã Campo Grande pelos Direitos Humanos.

Serviço

A Ação Social no Vida Nova vai até as 15 horas e oferece os seguintes serviços:

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a ação vai atender a população fazendo o Cadastro Único do SUAS para os moradores poderem participar de programas sociais, como o Bolsa família, por exemplo.

Já a Secretaria Municipal de Saúde irá cadastrar as pessoas no Cadastro Único de Saúde (SUS) de modo que todos possam usufruir dos diversos serviços oferecidos em postos de saúde. Haverá ainda palestras e vacinação. O CCZ vai levar pets para serem doados para a população.

A Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher participa com orientações quanto à violência contra a mulher. Será entregue panfleto informativo sobre onde denunciar e haverá também Oficina de Flores como capacitação para geração de renda.

A Fundação Social do Trabalho vai fazer encaminhamento para o mercado de trabalho.

A Subsecretaria Municipal da Juventude também vai cadastrar jovens para participarem de curso de capacitação para o primeiro emprego.

Já a Fundação Municipal de Esporte vai levar atividades e oficinas de lazer e recreação para as famílias.

Enquanto que a Agência Municipal de Transporte e Trânsito vai levar palestras sobre o trânsito e o Clube do Setinha: Pedestre a trilha segura na Cidade Morena.

A Agência Municipal de Habitação cadastrará moradores da região que não foram contempladas em programas habitacionais e também buscar acordo com os inadimplentes para regularizar os débitos.

O Procon Municipal, em parceria com o Procon Estadual, vai levar informações sobre direitos dos consumidores.

Todas as atividades vão contar com apoio da Unigran que vai estar presente com acadêmicos dando suporte a triagem dos serviços.

CG Notícias

Sair da versão mobile