Início Notícias Saúde Morador de Coxim percorre mais de 250 quilômetros para doar sangue

Morador de Coxim percorre mais de 250 quilômetros para doar sangue

0

26/11/2017 10h09

Distante pouco mais de 250 quilômetros de Campo Grande, Coxim é um município localizado no norte do Estado de Mato Grosso do Sul. Os moradores sempre contribuem para as campanhas de doação de sangue. A coordenadora do Banco de Sangue de Coxim, Lassalette de Souza, enfatiza a participação dos moradores, que costumam doar em grande número quando acontecem campanhas para arrecadação de sangue.

“Sempre estão dispostos e têm aqueles doadores frequentes, que ficam sempre perguntando se vai ter campanha e se há a necessidade. Para eles, esses doadores, que já são frequentes, que fazem doações frequentes, eles sentem uma necessidade de fazer a doação.”

Com aproximadamente 35 mil habitantes, os moradores de Coxim estão sempre participando de campanhas de doação de sangue, o que resulta, em média, 200 bolsas de 400 ml durante essas ações, suficientes para manter o banco de sangue abastecido. Além deles, Coxim também recebe doações de pessoas que moram nas cidades vizinhas de Pedro Gomes, Sonora e Rio Verde. O soldador Antônio Figueiredo, de 50 anos, doa sangue desde 1995 e costuma visitar as unidades de saúde para doar sangue sempre que possível. Sua vontade de ajudar ao próximo é tanta que ele já foi até a capital, Campo Grande, para realizar sua doação.

“Eu faço isso com muito prazer e com muita alegria. Principalmente para ajudar ao próximo você não pode medir distância. Você sabe que está ajudando ao próximo. Na próxima você pode precisar também. Então eu doo sangue porque eu gosto. Eu doo sangue desde 95 e já vai fazendo 22 anos de doação de sangue e eu gosto de fazer esse serviço. É uma caridade e eu vou doar sangue até enquanto eu puder.”

Doar sangue é um gesto de solidariedade. Antes da doação, são realizados alguns exames para verificar se a pessoa está apta a ser um doador. O Banco de Sangue de Coxim está localizado no Hospital Regional Doutor Álvaro Fontoura Silva, na Avenida Gaspar Reis Coelho, número 361, no bairro São Judas Tadeu. Para ser um doador de sangue é necessário ter entre 18 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis. Todos os doadores devem pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde, além de ter dormido, no mínimo, seis horas nas últimas 24 horas. Doe sangue e ajude a salvar vidas. Mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Agência do Rádio Mais

wp-content/uploads/media/audios/113/113/5a1a93a41826d15045fab4f08d94244804811818e1ccf_pdoa170463.mp3

Sair da versão mobile