Início Notícias Economia Dicas para reduzir os custos do seu restaurante

Dicas para reduzir os custos do seu restaurante

0

25/12/2017 09h53

A gestão de um estabelecimento tem a missão de garantir que todos os processos funcionem bem, a fim de oferecer aos clientes o melhor seviço e garantir o lucro para a empresa. Para um restaurante é fundamental que o cardápio seja inteligente, mas às vezes é necessário fazer uma revisão em todos os setores para identificar possíveis problemas que podem gerar gastos em excesso. A boa notícia é que com alguns cuidados e a criação de novos hábitos é possível reduzir os custos e garantir o melhor desempenho de toda a equipe. Confira abaixo algumas dicas!

Economia de água, luz e gás – Não tem como fugir dos gastos com energia elétrica, água e o gás para restaurante. O que é possível melhorar é a sua forma de consumo, mas para isso é preciso orientar os colaboradores sobre o uso consciente. Investir em lâmpadas econômicas, torneiras temporizadoras, deixar a louça de molho para facilitar a lavagem, manter o fogão limpo e livre de entupimentos para que o uso do gás para restaurante não seja desperdiçado são pequenas atitudes que o empreendedor pode tomar, porém aplicar à equipe uma nova cultura para economizar é fundamental.

Cuidado na produção de comida – É importante evitar a produção de comida em grandes quantidades fora dos horários movimentados. Outro cuidado importante é a forma com que a comida é servida, um cardápio inteligente é aquele que oferece as receitas mais aceitas de boa qualidade sem exagerar no acompanhamento. É importante principalmente para evitar desperdícios do cliente.

Aproveite os momentos sazonais – Muitos restaurantes apostam nos momentos sazonais para a produção de comidas. Por exemplo, na quarta-feira muitas pessoas procuram por feijoada, já na sexta existe uma procura grande por peixes. Outra oportunidade para momentos sazonais é que muitos alimentos ficam mais baratos, assim é possível oferecer comida de qualidade e ainda economizar nos ingredientes.

Uso inteligente das sobras – Todo restaurante passa por momentos em que sobra alguns alimentos já preparados. Ao invés de jogar fora, pense em uma solução criativa de como aproveitá-los, mas sempre respeitando a higiene e a qualidade para os clientes. Claro que existem aqueles alimentos que não podem ser reaproveitados, mas em casos de frutas, por exemplo, podem ser transformadas em doces para a venda.

De olho no estoque – Para evitar compras em excesso e correr o risco de certos alimentos passarem da validade é importante ter um gerenciamento eficaz no estoque. Tenha o controle de todos os alimentos que entram e os que mais saem, assim você também verá o que mais interessante para continuar investindo.

Manutenção em dia – Os equipamentos usados (fogão, freezer, geladeira…) quando estão em mau funcionamento podem prejudicar a produção. Para garantir o seu bom funcionamento, faça manutenções preventivas para evitar qualquer imprevisto, além disso é uma forma de evitar que os clientes fiquem na mão. Nada mais desagradável do que não servir um prato que está no cardápio por falta de ferramentas para o preparo. Outra dica é apostar na tecnologia e usar equipamentos inteligentes, com a fritadeira elétrica que ajuda a reduzir os gastos com óleo.

Sair da versão mobile