Início Notícias Saúde Como tratar e prevenir os sintomas da artrite

Como tratar e prevenir os sintomas da artrite

0

24/02/2018 10h21

Dor ao colocar os pés no chão após acordar ou depois de bastante tempo na posição sentada, sensação de rigidez na articulação, dificuldade para executar movimentos como manusear talheres ou pentear os cabelos, inchaço nos “nós” dos dedos. Estes são alguns dos principais sintomas da artrite, uma condição crônica, ou seja, sem cura, mas que permite aos pacientes uma vida praticamente normal quando tratada corretamente.

A artrite no corpo

A artrite causa a inflamação das articulações, e não é, na realidade, apenas uma doença específica. Existe na verdade um amplo leque de patologias que podem desencadear os sintomas da artrite e causar os incômodos descritos acima e outros também.

As origens das artrites muitas vezes não são conhecidas, porém podem ter ligação com a hereditariedade (se alguém da família é portador da condição as chances de também tê-la aumentam), alterações do organismo, condições ocupacionais e ambientais e também com a idade, visto que a prevalência é maior em pessoas mais idosas.

Apesar de não serem totalmente esclarecidas, entre as causas podem estar o sedentarismo, a obesidade, traumas físicos, distúrbios autoimunes, esforços repetitivos, doenças dos ossos, infecções e até mesmo a prática de esportes de alto impacto.

O diagnóstico precoce e o tratamento correto ajudam a minimizar as dores e os incômodos causados pela condição e também reduzir os danos que ela causa às articulações e, em alguns casos, a outras partes do corpo. Seus sintomas iniciais podem ser confundidos com sinais de outras doenças, e, por isso, o diagnóstico inicial correto é fundamental.

Tratamento

Praticar exercícios físicos e manter o corpo sempre saudável podem prevenir o aparecimento da doença. Normalmente os sinais iniciais da doença aparecem entre os 30 e 40 anos de idade e, além da dor e da rigidez sintomas como vermelhidão e calor local podem indicar a presença da inflamação.

Os tratamentos indicados ajudam a reduzir os incômodos e permitem ao paciente uma vida com mais qualidade. Uso de palmilhas especiais, por exemplo, reduz os pontos de sobrecarga para os pacientes que têm artrite nos membros inferiores. Medicamentos devem ser utilizados com indicação médica, pois cada quadro clínico possui especificidades, e o remédio que serve para uma pessoa nem sempre fará efeito em outra.

A prática de exercícios orientados pelo médico ou por um fisioterapeuta também é uma excelente abordagem para a condição, buscando sempre fortalecer os músculos e manter o corpo flexível. Alongamentos também atuam nesse sentido e proporcionam ótimos resultados. Busque sempre a ajuda médica e o correto diagnóstico.

Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile