Início Notícias Variedades Especialista alerta sobre a importância da manutenção do ar-condicionado

Especialista alerta sobre a importância da manutenção do ar-condicionado

0

12/04/2018 21h54

O ar-condicionado é um aparelho que refresca e, muitas vezes, até climatiza o ambiente em dias mais gelados. O contraponto desse processo é a falta de umidade provocada pelo aparelho e os problemas de saúde provenientes da falta de manutenção adequada do equipamento. Os mais frequentes são os problemas respiratórios causados pela falta de higienização frequente do ar-condicionado.

O acúmulo de sujeira é o principal problema. Em entrevista para o Correio 24 Horas, a presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia – Regional Bahia (ASBAI-BA), Maria Cecília Freitas de Almeida, afirmou que sinusite, rinite, amigdalite, faringite, bronquite e até otite e anemia estão na lista de quadros que podem ser provocados ou agravados em função da poluição provocada pela sujeira no ar-condicionado.

“Normalmente, a pessoa que está exposta por muito tempo ao aparelho sem a devida manutenção pode apresentar inicialmente coriza e espirros, mas o quadro pode evoluir para cenários mais graves, principalmente se ela tiver tendência a alergias respiratórias”, explicou a especialista.

A asma, por exemplo, é uma condição genética na qual o indivíduo tem uma reação exagerada a estímulos como poeira, mudança de temperatura, fumaça, mofo e cheiro forte, o que pode causar tosses e falta de ar. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, o uso de ar-condicionado não faz mal nesse contexto se os aparelhos tiverem boa limpeza para evitar o acúmulo de poeira e mofo.

“A limpeza dos filtros deve ser realizada semanalmente, e da tubulação a cada dois meses”, recomenda. “Entretanto, alguns pacientes podem piorar pelo contraste da temperatura fria e quente entre o ambiente com e sem o ar refrigerado. Além disso, o ar-condicionado reduz muito a umidade do ar, e a combinação de ar frio e pouco úmido pode ser irritante para as vias aéreas já inflamadas pela alergia. Por isso, deve-se evitar os excessos, regulando o aparelho para refrescar o ambiente”, pondera a associação.

Como limpar o ar-condicionado

Primeiramente, redobre a atenção em ambientes fechados, com carpetes e cortinas, porque esses locais são propícios para o acúmulo de ácaros. Por este motivo, é sempre importante abrir as janelas para arejar o ambiente e devolver um pouco da umidade do ar.

A limpeza interna deve ser feita por um profissional especializado, já que é necessário desmontar todo o aparelho para que as peças possam ser lavadas. No caso da manutenção preventiva, ou seja, limpeza dos filtros, o processo pode ser feito em casa pelo proprietário.

Para tanto, tire primeiro o aparelho da tomada. Depois, remova o painel frontal e limpe a estrutura com um pano macio. O filtro deve ser lavado com água corrente, bucha e sabão neutro. Depois, é só secar com um pano para colocá-lo de volta ao equipamento. Com esse procedimento, além de garantir uma boa saúde para as pessoas expostas ao ar-condicionado, você estará colaborando para uma maior vida útil do aparelho.

Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile