Início Notícias Cidades Fiscalização flagra balança irregular na Feira Central e orienta consumidores

Fiscalização flagra balança irregular na Feira Central e orienta consumidores

0

08/05/2018 07h29

Estabelecimentos da Feira Central de Campo Grande que utilizam balanças para pesar seus produtos nas vendas ao consumidor foram fiscalizados pela Agência Estadual de Metrologia (AEM-MS) no primeiro dia útil de maio. Foram fiscalizados sete instrumentos, dos quais quatro foram aprovados, dois reprovados e um apreendido.

Na ação da AEM – órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e delegado do Inmetro – as reprovações dos instrumentos de medição foram motivadas por erros acima dos máximos admissíveis. A balança apreendida tratava-se de um modelo não aprovado pelo Immetro.

“Os fiscais da AEM realizaram inspeção visual e ensaio metrológico nos instrumentos, procedimento padrão nas fiscalizações. A última ação da Agência feita na Feira Central ocorreu em dezembro do ano passado”, lembra a diretora-técnica da Agência, Luciana Boni Cogo.

Confira abaixo algumas dicas da AEM que podem ser observadas pelos consumidores no momento de pesagem em balanças do comércio em geral:

Verifique se o visor está partindo do zero;

Observe se a balança está bem nivelada ou se não tem nenhum calço. O desnivelamento provoca erros de pesagem;

Verifique se não há ligas, ímãs ou objetos presos desequilibrando a balança. Não permita que a mercadoria seja retirada da balança antes que o ponteiro ou visor pare totalmente;

Não aceite excesso de papel sobre o prato da balança;

Nas balanças eletrônicas, confira sempre o preço por quilo digitado pela pessoa que faz a pesagem;

Todos os dígitos deverão estar em pleno funcionamento;

A balança não deverá estar exposta a corrente de ar;

A balança deverá apresentar selo de verificação (que nesse caso deverá ter selo indicando ano 2019);

A balança deverá estar devidamente lacrada.

Em casos de dúvidas, reclamação ou denúncia, a AEM conta com um canal de comunicação com o cidadão por meio da Ouvidoria 0800 675 220, (67) 3317-5779 ou pelo email (ouvidoria@aem.ms.gov.br).

Marcelo Armôa – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)

Sair da versão mobile