Início Notícias Variedades Pilates contribui para o tratamento de doenças reumáticas

Pilates contribui para o tratamento de doenças reumáticas

0

19/05/2018 18h28

O reumatismo, que na realidade é um termo utilizado popularmente para se referir a alguma das muitas enfermidades dentro do espectro de doenças reumatóides, pode ocorrer em qualquer faixa etária.

Essas doenças possuem origem não traumática – ou seja, não apareceram por conta de traumas físicos – e atacam músculos, ligamentos, tendões e articulações. A idade avançada é um fator de risco, mas não é determinante – existem diversas causas – e neste caso essas patologias podem afetar indivíduos de todas as idades. Entre outros fatores causadores destas doenças estão a hereditariedade e a falha do sistema imunológico, que passa a atacar o organismo.

Pilates: benefícios nas doenças reumáticas

No grupo das doenças reumáticas estão patologias como a artrose, que é a degeneração da cartilagem de revestimento dos ossos; a osteoporose, que acarreta a diminuição da densidade óssea, fragilizando os ossos; a febre reumática, reação autoimune desencadeada por infecções bacterianas; a artrite reumatoide, em que o sistema imunológico ataca o próprio organismo, podendo causar deformidades em algumas partes do corpo; a fibromialgia, que é a inflamação nos tecidos muscular e fibroso de diferentes partes do corpo, e que acomete sobretudo mulheres; e a gota, que é o acúmulo de cristais de sódio nas articulações por conta da elevação de ácido úrico no sangue.

Entre os principais sintomas das doenças classificadas como reumatismo está a dor, que causa bastante incômodo e pode interferir fortemente na rotina dos pacientes. Além disso, podem estar presentes a rigidez articular, o inchaço, a deformidade e a fraqueza muscular.

O tratamento para o quadro varia conforme o tipo de enfermidade e as características de cada paciente. O uso de medicamentos pode ser indicado, com a administração de anti-inflamatórios ou de corticoide.

De modo geral, a prática de pilates é uma importante aliada no alívio dos sintomas e no tratamento pois promove técnicas que fortalecem e alongam os músculos envolvidos. Além disso, mobiliza as articulações, reduzindo a dor e a rigidez locais. A prática da atividade deve ser autorizada e acompanhada pelo médico, e pode ser combinada com outras terapias, como hidroginástica e fisioterapia.

Assessoria de Comunicação

Sair da versão mobile